"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

XXIII edita "Fazuzu" de Caucenus

“Fazuzu” é uma faixa de guerra, com um espírito forte e escuro, em que a esperança se mantém acesa perante a época atípica em que vivemos.


Este novo lançamento de Caucenus, cantado por B4MBA, conta ainda com 2 remixes de 3WA e She Co. e o instrumental.

Caucenus é a máscara de António Ramires, produtor e investigador de tecnologia musical de Coimbra. Depois de REZAS lançado pela XXIII em 2019, Caucenus une forças com B4MBA, artista catalão, e lança “Fazuzu” no dia 15 de março, juntamente com um pack de 2 remixes e o instrumental da faixa, pela editora portuense. Esta é uma faixa de guerra e descreve-nos alguns dos problemas da nossa sociedade: como pessoas que pertencem às elites e à monarquia conseguem viver sem terem qualquer preocupação com quem os rodeia, como os media se esquecem de falar sobre as comunidades vítimas do genocídio e as dificuldades das próximas gerações em sobreviver sem valores.

Inspirado pelos ritmos urbanos com influências africanas como o Tarraxo e Batida, o produtor cria um som ritualístico com pistas pesadas e distorcidas combinadas com percussão extremamente quebrada. Sobre “Fazuzu”, Caucenus conta-nos ainda: “Há algum tempo atrás, eu e o B4MBA encontramo-nos em minha casa e estivemos a ouvir alguns dos instrumentais produzidos por mim que nunca tinha lançado. Após um breve período, estávamos a gravar a voz e ficamos tão entusiasmados com o resultado que só conseguimos dançar na minha sala. “Fazuzu” nasceu ali e o lançamento foi feito pela XXIII”.

Para além da faixa instrumental, este pack conta ainda com o remix de 3WA e She Co. 3WA é o nome artístico de Pedro Santos, talentoso DJ e produtor de dubstep. Os seus lançamentos podem ser encontrados pela Foundation Audio, Crucial Recordings, Earth & Stone ou 786 Recordings Cue Line e tem o apoio de djs pelas rádios BBC 1, Rinse Fm, Subtle Fm e Sub Fm. Francisco Monteiro é She Co., produtor coimbrense e fundador da ciga239, um coletivo e editora que consiste num espaço para artistas da cidade se manifestarem e exprimirem.

Depois de um ano recheado, a editora portuense XXIII conta 5 lançamentos no ano de 2020: “TRIBY BALAD”, de Kaval, “AYÉ”, de Zazim Soundsystem, “HI-TECH TONGUE”, de MANS O, e Pots & Pans”, de Le Motel, e a última compilação “VOLUME 8”. Em 2021, nem um dia tinha passado e a label estava a estrear a compilação “VOLUME 9” que conta com os portugueses 3WA, Caucenus, RS Produções, DJ Adamm e Cash From Hash e os artistas internacionais Rudeboyz (África do Sul), Bapari (EUA), DJ CO.KR (Coreia do Sul) e Larinhx (Brasil) numa viagem musical que vai desde o kuduro, ao dubstep, pelo gqom, até aos hardrums.

“Fazuzu” pode ser escutado no bandcamp e soundcloud da editora XXIII. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,201,814