"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Equipa internacional de investigadores pretende estudar a transformação dos valores morais da União Europeia no espaço e no tempo

O projeto europeu H2020 VAST: Values Across Space and Time tem como objetivo estudar a transformação dos valores morais no espaço e no tempo. 


Será dado destaque aos valores europeus considerados fundamentais para a formação de comunidades como a liberdade, a democracia, a igualdade, a tolerância, o diálogo, a dignidade humana, o Estado de direito, entre outros. O projeto conta com 3 milhões de euros e terá a duração de 3 anos.

O VAST resulta de uma colaboração internacional entre oito parceiros de cinco países, entre eles Portugal, sendo a participação portuguesa liderada por Sara Silva, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade NOVA de Lisboa (IELT - NOVA FCSH). Entre os oito parceiros estão o National Center for Scientific Research Demokritos (Grécia), a Università degli Studi di Milano (Itália), a National and Kapodistrian University of Athens (Grécia), a Universidade NOVA de Lisboa – NOVA (Portugal), o Fairytale Museum (Chipre), a Semantika (Eslovénia) , o Museo Galileo (Itália) e o Athens & Epidaurus Festival (Grécia).

O projeto visa trazer os valores europeus para a vanguarda, usando tecnologias de ponta para criar uma plataforma digital que incidirá sobre narrativas de três grandes áreas: drama grego antigo, evolução científica e documentos de filosofia natural do século XVII e contos tradicionais. Através de técnicas avançadas multidisciplinares e ferramentas digitais, os investigadores estudarão o significado, a transformação e apropriação desses valores ao longo do tempo.

Indo além da análise da transformação dos valores morais no passado, o projeto VAST estudará também como estes valores são comunicados e percecionados hoje em dia, coletando, digitalizando e analisando narrativas e experiências tanto de comunicadores (artistas, diretores, instituições culturais e indústria criativa, curadores de museus, contadores de histórias, educadores, etc.) como dos respetivos públicos (espectadores, visitantes de museus, estudantes, etc.), através de metodologias multidisciplinares, incluindo análise de conteúdo, entrevistas, questionários e metodologias mais experimentais como aplicação de biossensores e sistemas de eyetracking.

O VAST tem como objetivo digitalizar e preservar histórias, descobertas e experiências como ativos intangíveis, consolidando artefactos digitais e fornecendo contexto adicional para análise e avaliação semântica de ativos digitais e recursos do património cultural.

Esta digitalização e preservação do património cultural europeu aumenta a compreensão da nossa história cultural, motor fundamental para o crescimento económico, social, ambiental e para o desenvolvimento sustentável.

Redes sociais VAST:
Facebook
Twitter 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,448