"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Contos morais de Guerra Junqueiro na coleção Pé de Pato

Os contos reunidos neste volume adaptam histórias tradicionais, que espelham valores como bondade, justiça, solidariedade, honestidade e gratidão, transmitidos de forma simples e construtiva.


Os contos presentes neste livro são retirados da obra Contos para a Infância, publicada em 1877, por Guerra Junqueiro. Apesar de não serem da sua autoria, mas sim adaptações de histórias tradicionais, neles estão patentes as preocupações pedagógicas, sociais e culturais deste autor. Os valores subjacentes — a bondade, a justiça, a solidariedade, a honestidade, a gratidão, entre outros — são transmitidos de forma simples e construtiva.

As ilustrações bem-humoradas de Elias Gato são o complemento perfeito destes textos que têm sido apreciados por várias gerações de leitores.

ILUSTRADOR - ELIAS GATO

Nasceu na Suíça, em 1989, e vive em Castro Marim, no Algarve. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e mestre em Ensino de Artes Visuais do 3.º Ciclo e Secundário. Trabalha como professor e ilustrador freelancer. É ainda impressor gráfico, escritor, editor (na sua editora fictícia Edições Punhefla) e formador. Foi o vencedor da 2.ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, na categoria de Ilustração (2015).

  Guerra Junqueiro (1850–1923) é o nome por que ficou conhecido Abílio Manuel Guerra Junqueiro. Figura de relevo da Cultura Portuguesa, exerceu vários cargos e deixou uma extensa obra, como poeta, prosador, jornalista e político. A passagem pelo curso de Teologia e a licenciatura em Direito terão influenciado o seu percurso, a adesão ao Realismo e a preocupação social e cívica. Guerra Junqueiro defendia a importância da educação (estética, académica, ética) como forma de contrariar o atraso de Portugal. A publicação, em 1877, da obra Contos para a Infância faz parte deste desígnio.

O Fato Novo do Sultão e Outros Contos (ed. Fábula | 64 pp | 10,99 €), de Guerra Junqueiro, é o 10.º título a integrar a coleção Pé de Pato, dedicada a narrativas essenciais da literatura infantojuvenil portuguesa.

Primeiras páginas para leitura aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,214