"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

#1MinutoParaMuitasImagens no cinema de Manoel de Oliveira

Com lançamento, no SOLE – Serralves Online Experience, do episódio introdutório da rubrica #1MinutoParaMuitasImagens, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira dá início  a uma série de ensaios vídeo, de muito curta duração, sobre a obra do cineasta.


No primeiro episódio, #1MinutoParaMuitasImagens, António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira explica-nos a urgência desta emersão no universo fílmico de Oliveira partindo do próprio título da rubrica. O título#1MinutoParaMuitasImagens é uma evocação da série que Agnès Varda criou em 1983 (“Une minute pour une image”) e que ao longo de 14 anos e mais de 170 episódios foi pretexto para pensar a fotografia através de um contacto direto com as imagens. A cineasta pretendia desta forma contrariar o olhar distraído que, muitas vezes, votamos às imagens – o que é possível ver numa fotografia se nos detivermos a observá-la por um minuto que seja? – ao mesmo tempo que um só minuto bastava também para convocar múltiplas leituras e hipóteses de sentido que coabitam numa só imagem. 

Agora, as “muitas imagens” provêm da extensa filmografia de Manoel de Oliveira e o propósito é pensar o cinema – e os filmes do realizador – a partir do confronto de imagens e sons pertencentes à sua obra. Sem nunca recorrer à palavra (escrita ou falada), optando antes pela análise de fragmentos e aproximação de excertos, estes curtos ensaios propõem possibilidades de diálogo entre diferentes filmes do realizador, através das quais se procuram destacar recorrências formais e temáticas da sua filmografia ou, inversamente, quebras e cisões internas dessa obra.

Tendo acompanhado a transição do cinema mudo para o sonoro, do preto e branco à cor, do analógico para o digital, e participado ativamente na discussão dos contornos estéticos que foram definindo a arte em que se singularizou, a obra de Manoel de Oliveira é uma síntese de toda a história do cinema. Seria, certamente, necessário muito tempo só para dar uma vaga ideia da inventividade que caracteriza o seu cinema: qualquer tentativa de cobrir as múltiplas facetas que convergem nos 4294 minutos (mais de 71 horas) que constituem a filmografia do realizador, seria não só um exercício em vão como uma batalha perdida. E não bastará 1 minuto para evidenciar isso mesmo? 

É este o exercício que nos propõe a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, ao longo de vários episódios, que irão sendo disponibilizados, nos próximos dias, no canal youtube da Fundação de Serralves e que orientarão o nosso olhar sobre diversas recorrências na obra do cineasta como, por exemplo, as formas de representação do próprio cinema nos filmes do mestre, a importância das trocas de olhares ou das janelas nas relações amorosas que retratam os seus filmes. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,001