"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Um cão à minha janela" visita idosos em confinamento no concelho de Loulé

Ao longo dos últimos meses, em que a situação pandémica tem levado a um isolamento forçado e doloroso dos idosos que se encontram em estruturas residenciais, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Kokua, através do projeto “Um Cão à minha Janela”, têm promovido momentos de partilha afetiva entre estes cidadãos e um cão de ajuda social.


Na impossibilidade da equipa que acompanha o projeto aceder ao interior dos lares por questões de proteção dos utentes, esta iniciativa é realizada através da janela dos edifícios.

São momentos de partilha de afetos que contribuem para o bem-estar psicológico e emocional dos idosos que, há um ano, vivem praticamente em isolamento total, longe das suas famílias.

Esta presença nos lares é apenas uma das vertentes do programa “Dá-me a tua pata”. Através dos cães de ajuda social, este projeto cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e CRESC Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé como investidor social, procura a promoção do bem-estar, autonomia e inclusão social de pessoas com diversidade funcional e suas famílias ou daqueles que vivem em isolamento extremo.

É o caso de crianças com perturbação do espectro do autismo em que o contacto com um cão de ajuda social, através atividades de interação e jogos visuais, recebem estímulos que têm sido determinantes para o aumento de socialização e redução dos níveis de ansiedade.

Em contexto de COVID-19, esta ação tem sido uma mais-valia por permitir que todo o processo seja realizado, sem que haja a necessidade de uma proximidade física, evitando assim a possibilidade de transmissão da COVID-19.

“Estamos muito felizes com os resultados desta iniciativa, em particular nesta fase pandémica. Encontrámos aqui mais um veículo para apoiar os nossos idosos que, no fundo, constituem o grupo da população que mais tem sido penalizado com esta situação pela ausência do contacto com os seus familiares. Importa também sublinhar a valorização do papel do animal na sociedade atual, e neste caso a sua importância do ponto de vista socioafetivo e terapêutico “, realça o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

As pessoas que tenham interesse em beneficiar do projeto “Um Cão à minha Janela” poderão entrar em contacto com a Associação Kokua através do e-mail geral@kokua.pt e indicar os seguintes elementos: breve descrição dos beneficiários e da circunstância de vivência em que se encontram (ex. faixa etária, interesses, contexto domiciliário/centro de resposta específica), breve descrição das características físicas externas do centro/domicílio (ex. tipo de janelas que possuí, onde se localiza), e disponibilidade horária para o agendamento das visitas.

Refira-se que, após a visita e desenvolvimento da atividade, a Associação fará a avaliação dos resultados e o impacto do projeto junto de quem dele beneficia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,514