"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Páginas que ardem de amor e desejo

José Jorge Letria, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, está de volta com uma obra que arde de amor e desejo.


N’O Livro dos Amantes – Grandes Histórias de Amor, o autor recupera as grandes histórias de amor que se eternizaram. Amores arrebatadores, capazes de derrubar as barreiras do tempo e do espaço, como os de D. Pedro I e D. Inês de Castro, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, Ava Gardner e Frank Sinatra, Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas, John Lennon e Yoko Ono, Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro.

Este livro, que promete momentos de inspiração e prazer, é uma edição Guerra e Paz em parceria com o Grupo Cofina e marca o regresso da colecção «Livros CMTV». 

«Os amores trágicos guardam em si o timbre do sofrimento, da perda, da ausência ou da separação forçada, por serem o que melhor revela a profundidade da alma de quem os viveu.» Foi este o ponto de partida que levou José Jorge Letria a recuperar 47 das mais celebres histórias de amor e a reuni-las num livro que homenageia «esse fogo único que arde sem se ver».

Um «sonho antigo», diz o autor, em que procurou expor «o que existe de mais excepcional, incomum ou irrepetível» nos percursos destes amantes que ficam para a História. «Com base neles, escreveram?se livros, foram levadas à cena peças, realizaram?se filmes, compuseram?se músicas e pintaram?se quadros. Desse modo, resistiram à voragem do tempo, à erosão imposta pelo esquecimento individual e colectivo.», acrescenta José Jorge Letria na nota sua introdutória.

Nas páginas d’O Livro dos Amantes – Grandes Histórias de Amor há histórias de amor heterossexual e homossexual, antigas e modernas, famosas e menos conhecidas, mas todas elas capazes de nos fazer suster a respiração. Provas de que o amor não pode ser contrariado e é capaz de vencer o preconceito, a intolerância, a perseguição, a vergonha ou a fama.

Falamos de histórias de amor como as de D. Pedro I e D. Inês de Castro que venceram a própria morte, histórias de amores em segredo como os de Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, histórias de amores destruídos pelo ciúme, como os de Ava Gardner e Frank Sinatra, histórias de perdição total, como os de Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas. Histórias tão funestas quanto inspiradoras, descritas de forma breve, mas intensa por José Jorge Letria.

O Livro dos Amantes – Grandes Histórias de Amor estará disponível na rede livreira nacional e nas bancas a partir do próximo dia 23 de março. O 22.º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,234