"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A calçada portuguesa já é candidata a Património Imaterial Nacional

A proposta surgiu pela Associação da Calçada Portuguesa e tem como intuito a promoção e valorização da calçada e dos calceteiros, bem como a “salvaguarda urgente deste saber-fazer”, que se encontra “em vias de extinção”.

Foto de Daniel Rocha


A calçada portuguesa “faz parte da identidade da cidade, da nossa cultura e da nossa relação com o mundo”, disse Fernando Medina, na cerimónia em que foi feito o anúncio oficial da candidatura da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” ao inventário nacional do património cultural e que decorreu esta sexta-feira na Câmara Municipal de Lisboa.

O presidente da câmara sublinhou ainda que, apesar do contentamento pela proposta apresentada, “este não é dia do fim, mas do início”. Assim, o autarca reforçou o apoio à Associação da Calçada Portuguesa, da qual a câmara faz parte, com o intuito de, tal como o Fado, elevar a calçada portuguesa a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Em declarações ao PÚBLICO, António Prôa, secretário-geral da Associação da Calçada Portuguesa e um dos principais responsáveis pela candidatura a património imaterial nacional, mostra-se satisfeito pelo alcançar de um objetivo há muito pretendido. A proposta apresentada à Direcção-Geral do Património Cultural conta com “mais de 500 documentos” que assentam numa pesquisa “histórica e etnográfica” e que ilustram, na visão de Prôa um “enorme esforço em torno de um projeto muito ambicioso”.

A Associação da Calçada Portuguesa foi constituída em 2017 e integra a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, bem como a UCCLA, o Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual e a Universidade de Lisboa. Desde 2020, conta também com a presença da Câmara Municipal de Porto de Mós.

“Sem calceteiros, não há calçada”

António Prôa explicou ao PÚBLICO que o principal desígnio da instituição sempre foi a “valorização, a promoção e a internacionalização da calçada portuguesa enquanto património cultural e fator de identidade de Lisboa e de Portugal”. Porém, reforça que “sem calceteiros, não há calçada”.




“Dedicámo-nos a interagir e conhecer os calceteiros que ainda existem. É uma profissão muito dura e mal remunerada”, sublinha. “Em 1927, na câmara de Lisboa, havia 400 calceteiros. Em 2020 existiam 18. Os profissionais têm idade avançada e não há transmissão do conhecimento. Estes são fatores que nos permitem concluir que há necessidade de salvaguarda urgente deste saber-fazer”, diz, preocupado.

Neste sentido, a proposta formalizada apresenta medidas concretas para fomentar a atratividade e apostar na formação e valorização desta área profissional. Entre elas, António Prôa destaca a “criação de um centro de documentação e de um observatório da calçada portuguesa no mundo”, “a atração de novos artistas para criarem, tendo a calçada portuguesa como tela, modernizando esta arte”, “a dinamização da escola de calceteiros da câmara”, “diferenciação das categorias profissionais”, “a criação de um referencial de formação do calceteiro-artístico” e a “regulamentação e certificação da intervenção em calçada artística”.

Críticas ao pavimento preocupam

Mas quem caminha sobre o rendilhado de pedra vai pedindo a reforma da calçada e a substituição para pisos mais confortáveis. Equilíbrio instável, pedras levantadas pelas raízes ou onduladas pelo peso dos automóveis são motivos de queixa de alguns cidadãos. Algo que preocupa a autarquia e o secretário-geral da Associação da Calçada Portuguesa. “A calçada portuguesa só existirá enquanto for bem acolhida pelos cidadãos, como é evidente. Nós não somos indiferentes às críticas”, diz.

Contudo, António Prôa relaciona as críticas relativas ao desconforto do pavimento com a falta de profissionais que apliquem bem o empedrado e façam uma boa manutenção da calçada. “Se por exemplo percorrer a Praça do Império verá calçada que foi colocada em 1940 e que é tão confortável como qualquer outro pavimento. Porque foi bem aplicada e tem sido bem mantida. Porém, a quantidade de calçada existente em Lisboa é imensa e há um problema na relação entre a grande extensão de calçada e o reduzido número de calceteiros”.




Além disso, subsiste o problema da aplicação de calçada em locais desadequados, como por exemplo ruas com grande inclinação.

Em resposta a estes problemas geradores de críticas, Prôa defende que deve haver formação de mais profissionais que possam responder às exigências da vasta área de calçada e um maior estudo e cuidado nas escolhas dos locais onde esta é aplicada. “Um dos projetos que estamos a desenvolver, em parceria com o Instituto Superior Técnico, é precisamente o estudo de soluções que contrariem a falta de conforto e segurança na calçada”.

“Se há coisa que devemos evitar é que, por erros de aplicação e de manutenção, se ponha em risco um património que pode ser tão diferenciador e que é um símbolo de Lisboa, de Portugal em todo o mundo”, remata.

Futuro difícil mas ambicioso

Apesar do contexto difícil inerente aos profissionais da área, a entrega da proposta a património imaterial nacional é motivo de esperança para o futuro. A Associação da Calçada Portuguesa diz que ainda há muito a fazer e está confiante de que o pavimento típico português poderá chegar a Património Mundial da Humanidade.

“Este passo que estamos agora a dar na inscrição no inventário nacional do património cultural imaterial é fantástico, mas é um passo obrigatório para alcançar um objetivo mais ambicioso, a candidatura à UNESCO”.

Durante a apresentação da candidatura que decorreu no Paços do Concelho, o secretário-geral da associação não especificou a calendarização da candidatura à UNESCO, porém afirma que grande parte do trabalho realizado para esta proposta nacional irá servir de suporte para o futuro.

“Vamos ter de esperar o tempo da avaliação desta proposta por parte do Ministério da Cultura. Porém, temos todas as razões para crer que a proposta vai ser aprovada num curto espaço de tempo”, afirma, esperançoso.

“Depois dessa aprovação, vamos preparar a candidatura à UNESCO, que vai implicar por um lado o desenho de uma estrutura para desenvolver essa proposta e por outro a aliança com outras cidades no mundo com calçada portuguesa”, explica.

Prôa revelou já terem sido feitos os primeiros contactos com a Comissão Nacional da UNESCO que vê com “bons olhos” esta iniciativa. Por tudo isto, a associação sente-se esperançosa com a possível chegada da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa”, tão típica e identitária da cultura lisboeta e portuguesa, a Património Imaterial da Humanidade.


por Rafael Tomaz Albuquerque in Público | 19 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,894,139