"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Treetop Walk é o tema da Open Call de Design lançada por Serralves

Serralves, com a proposta selecionada deste desafio lançado à comunidade criativa, pretende desenvolver uma linha de design sustentável, em que o Treetop Walk e a própria Fundação assumam o protagonismo em termos de identidade gráfica.


Identificado como estrategicamente relevante, a Fundação de Serralves, em colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português e tendo a ASCENDI como mecenas exclusivo, promoveu a construção de um Treetop Walk no seu Parque. Um percurso, num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, que permite uma experiência impactante de observação e estudo da biodiversidade do Parque de Serralves.


A linha de produtos propostos deve refletir a harmonização do Treetop Walk com a paisagem envolvente do Parque e a importância deste projeto de arquitetura sustentável. A implementação deste projeto, concebido pelo Arquiteto Carlos Castanheira em colaboração com o Arquiteto Álvaro Siza, viu a sua importância reconhecida pela afirmação da arquitetura e de formas de construção sustentáveis enquanto elementos essenciais no futuro relacionamento homem/natureza. A forma como o Treetop Walk foi concebido, designadamente através do reaproveitamento feito de madeira, maioritariamente reciclada e recuperada de incêndios e demolições, mas também pela maneira cuidada como foi implantado no Parque de Serralves, respeitando a orografia e a flora existente no local, são elementos destacados nos relevantes prémios e distinções que tem vindo a receber: O prémio Expresso Imobiliário, na Categoria Construção/Arquitetura Sustentável e Menção Honrosa na categoria de Empreendimento Turístico; a nomeação pela reputada ArchDaily para Building of the Year e  o destaque dado pela  Architectural Record, a mais antiga revista de arquitetura e design dos Estados Unidos, classificando o Treetop Walk de Serralves como um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo em 2020.

Ao mesmo tempo, a linha de produtos propostos também deve evidenciar a contemporaneidade de pensamento que rege a Fundação em todo o seu projeto cultural e ambiental. O Treetop Walk possui uma programação específica abrangente, trabalhada quer na vertente pedagógica, quer ao nível científico, e adaptadas aos diferentes públicos: escolas, público em geral e grupos de famílias. As iniciativas desenvolvidas privilegiam a observação, a perceção e a interpretação do espaço e património natural existente, através da experiência, propondo uma nova vivência do Parque em três dimensões: Científica, Pedagógica e Sensorial.

Como não poderia deixar de ser, hábitos sustentáveis de consumo deverão também estar na base das propostas apresentadas. Os produtos propostos devem ser pensados para serem produzidos através de processos e materiais sustentáveis, produzindo uma baixa pegada de carbono.

Para mais informações sobre a open call, os interessados deverão consultar as condições de participação em www.serralves.pt

Para mais informações e esclarecimentos, deverão contactar: opencallttw@serralves.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,836