"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Romaria d’Agonia abre concurso para cartaz da festa

A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e momentos apenas ‘online’ em função da evolução da pandemia;o período para apresentação de propostas para o cartaz oficial arranca já estaquarta-feira.


Depois do mote “Sentir as festas d’Agonia” em 2020, que pela primeira vez em quase 250 anos
deixou a Romaria sem público, para prevenir a transmissão da covid-19, a comissão de festas admite na próxima edição já será possível também vivê-las, embora ainda com restrições.

“Sabemos do constrangimento que foi fazer a Romaria totalmente através da Internet e acreditamos que este ano já será possível voltar a ter alguns momentos com público. Mas temos de ser responsáveis e admitir que a segurança de todos está primeiro, pelo que temos de avaliar a evolução da pandemia nos próximos meses, antes de tomar decisões”, garante António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

Para quatro dias de festas previstos para este ano, o programa será assim presencial e ‘online’, mas a Comissão de Festas sublinha que ainda não está fechado.

“Os momentos que terão público vão depender da evolução da situação epidemiológica e serão decididos, naturalmente, em articulação com as autoridades de saúde”, acrescentou.

A Romaria de 2021 já está a ser ultimada e de 24 de março a 21 de maio decorre o concurso público para a escolha do cartaz da festa, que este anoaposta na desburocratização do processo, podendo os candidatos submeter as propostas, pela primeira vez e dentro deste período, pela página www.festasdagonia.com.

“É mais um passo para simplificar o processo e termos cada vez mais e melhores propostas. Queremos que o processo de seleção do cartaz, que depois percorre todo o mundo a anunciar a Romaria, seja de facto facilitadopela qualidade das propostas”, assume António Cruz.

Tal como em 2019 e 2020, o concurso público para a escolha do cartaz oficial da Romaria de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas e Comissão de Festas, tem tema livre.

O cartaz será selecionado por um júri que vai avaliar vários critérios, nomeadamente a eficácia da mensagem, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética das propostas.

Em 2020, com um programa totalmente ‘online’, os vários momentos da Romaria foram vistos nos cinco dias de festa 1.100.000 vezes, por utilizadores de vários países. Apesar da falta do típico rebuliço das festas, a transmissão dos vários quadros típicos da festa permitiu minimizar a ausência.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, na cidade de Viana do Castelo, desde 1772 e desde 1783 que ocorre em agosto.

>> Regulamento do Concurso

Acompanhe toda a informação em:
www.festasdagonia.com
| www.facebook.com/RomariaAgonia

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,858,516