"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova plataforma digital dá vida à cultura em Guimarães

Concertos, agenda e diretório de artistas passam a estar disponíveis numa única plataforma, assegurando oportunidade de trabalho para os artistas e empresas locais.

Foto: DR


Chama-se “Em Guimarães”. É uma plataforma digital que agrega toda a programação cultural do concelho e que conta já com 30 espetáculos já disponíveis e uma agenda completa para o ano de 2021.

O objetivo da iniciativa, lançada pela autarquia, é “aproximar o público ao setor artístico com uma simples ligação ao universo digital, disponibilizando o melhor que a cidade berço cria, produz e apresenta em termos artísticos numa relação de proximidade”, indica a autarquia em comunicado, acrescentando que a nova plataforma vem “criar soluções excecionais para um tempo excecional, não substituindo a primazia ao consumo artístico presencial”.

De acordo com a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, a nova plataforma quer também “reforçar as oportunidades para as pessoas que trabalham e vivem da cultura, numa resposta às restrições impostas devido à pandemia”.

“Quando reunimos com os representantes do setor da cultura e artístico de Guimarães, há cerca de um ano, aquilo que nos pediram foi trabalho e não subsídios. O esforço desenvolvido pelo município foi dar trabalho, proporcionando a realização de gravações de qualidade e permitir que a cultura continue a chegar às pessoas, num processo de reinvenção”, nota a vereadora.

Unir a cultura e a criatividade

O novo espaço “online” quer unir a cultura e a criatividade em Guimarães. Neste contexto, empresas e particulares podem ficar a conhecer mais e melhor o tecido artístico e criativo, tal como os equipamentos existentes no concelho.

“Em Guimarães” conta com espetáculos que vão desde o teatro às visitas guiadas, agenda cultural, diretório de artistas e espaços culturais e até transmissões em direto.

Será, aliás, através desta plataforma que os concertos do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (FIMRG) serão transmitidos, entre os dias 27 de março e 3 de abril, readaptando-se a esta nova normalidade.

Segundo a diretora do FIMRG, Elisabete Matos, “Guimarães teve a capacidade de se recriar e reinventar num esforço estratosférico para continuar a prestar serviço público e permitir trabalho aos artistas que estão a passar por dificuldades”.

“Esta solução mostra que Guimarães é uma cidade com capacidade de reação e reinvenção imediata”, salienta a responsável.

O Festival Internacional de Música Religiosa apresenta sete concertos, gravados em diferentes espaços de Guimarães, e serão transmitidos entre os dias 27 de março e 3 de abril, sempre às 21h30.


por Olímpia Mairos in Renascença | 23 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,920,097