"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Tomar promoveu seminário sobre o rio Nabão

O rio é de todos nós e todos somos responsáveis pela sua saúde, foi a principal conclusão do seminário online intitulado “Rio Nabão: ontem, hoje e amanhã?”, promovido pelo Município de Tomar, através do Centro de Interpretação Ambiental, para celebrar o Dia Mundial da Água.


Além da presidente da Câmara Municipal, Anabela Freitas, a iniciativa contou com intervenções de Luís Santos (professor do Instituto Politécnico de Tomar) sobre "O paradigma da qualidade ecológica do rio Nabão: passado, presente e que futuro?”; José Santos (da empresa TejoAmbiente) acerca do "Rio Nabão: um recurso intermunicipal"; e Ana Silva (do movimento ProTEJO) que abordou "A cidadania em defesa da bacia do Tejo". A sessão foi acompanhada por perto de quatro dezenas de participantes, que enriqueceram o debate com as suas questões e comentários.

Em relação àquele que é o problema mais premente, o dos frequentes episódios de poluição do rio, Anabela Freitas deixou claro que a sua resolução passará necessariamente pelas obras a realizar nas ETARs e emissários, cujo custo será de cerca de 22 milhões de euros e que terão de ser candidatadas a fundos comunitários, aproveitando as candidaturas abertas – sabendo-se agora que tal não será possível no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Das várias intervenções ficou também claro que este é um problema com diversas origens, muitas vezes logo à saída das habitações, devido à inexistência de separação entre os esgotos e as águas pluviais. Algo que acontece ainda na própria cidade de Tomar, na sequência do que era uma prática comum no passado, e que tem estado a ser solucionado, segundo a autarca, à medida que as intervenções no leito do rio detetam esses casos.

Também a interatividade entre os diversos cursos de água, e entre estes e o meio ambiente que os envolve, foi referida pelos preletores, tendo mesmo Luís Santos salientado que nas últimas duas décadas foram registadas variações significativas do caudal do Nabão nos meses de inverno, possivelmente atribuíveis a alterações climáticas.

Daí a conclusão de que o futuro do rio está nas mãos de todos e que a resolução dos seus problemas implica investimentos direcionados, mas também uma consciencialização diária do papel de cada um de nós em o manter como um dos maiores recursos estratégicos do concelho e da região.

Webinar completo em:
Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,023