"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vieira do Minho cria mais quatro trilhos: passará a oferecer 130 km de caminhadas

O trilho mais longo a ser firmado terá 20 km e dará a conhecer “o coração da Serra da Cabreira” para “valorizar e proteger a nascente do rio mais português”, o Ave. A inauguração dos percursos “está prevista para maio”, revela autarquia.

Pelas pontes das Invasões Francesas_CM Vieira do Minho


A autarquia de Vieira do Minho está apostada em “reforçar” a rede de percursos pedestres: os novos planos vão fazer o concelho passar dos atuais 80 km de trilhos para 130.

Os próximos passos incluem a criação de quatro novos trilhos, destacando-se o Nascente do Ave.

Atualmente, a rede inclui “cinco pequenas rotas e uma grande rota que exploram exclusivamente a Serra da Cabreira”.

Após a implementação dos novos trilhos, já haverá mais passeios: além da caminhada com o rio como mote, também se irá da Senhora da Lapa ao Castro de Anissó, pel’ As Pontes das II Invasões Francesas e em redor dos Carvalhos do Ermal na Serra do Merouço.

Os trilhos vão “permitir a revitalização de antigos caminhos e potenciar um conjunto de elementos naturais e culturais”, refere a autarquia. Tudo para “desafiar os amantes da natureza a explorar estes novos itinerários” e dinamizar o turismo no concelho.

De acordo com a autarquia, “a inauguração dos percursos está prevista para maio, sujeita a alteração”, revela à Fugas.

Os novos trilhos

PR9 VRM - Nascente do Ave: com cerca de 20 km, vai dar a conhecer “o coração da Serra da Cabreira” e “pretende valorizar e proteger a Nascente do rio mais português, o Rio Ave”.

O PR7 VRM - Senhora da Lapa ao Castro de Anissó: ligação circular entre o Santuário de N.ª Sr.ª da Lapa e o Castro de Anissó. Situado na União de Freguesias de Anissó e Soutelo, terá 10 km. Pontos de interesse: o “santuário construído no interior de uma rocha de grandes dimensões”, miradouros, “locais com história milenar, como o Castro de Anissó com evidências de povoados celtas e mouros”.

PR8 VRM – As Pontes das II Invasões Francesas: ao longo de 11 km, revive-se a história das invasões e das “batalhas travadas nas pontes de Saltadouro e Misarela, bem como a todas as lendas e contos”.

PR10 VMR - Carvalhos do Ermal: da Praia dos Carvalhos da Albufeira do Ermal e ao longo de 10 km da freguesia de Guilhofrei, no sopé da Serra do Merouço. Pontos de interesse: “capelas e alminhas”, Igreja Paroquial, carvalho centenário, caminhos rurais, casas históricas, vestígios de calçada romana, cursos de água, fontanários.


por Fugas in Público | 24 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,891,977