"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Explore o guia de pesquisa sobre o movimento estudantil na oposição ao Estado Novo

A Fundação Mário Soares e Maria Barroso assinala o Dia Nacional do Estudante, com o lançamento de um guia de pesquisa sobre o movimento estudantil na oposição ao Estado Novo.


Conheça os arquivos e coleções que se encontram na Fundação Mário Soares e Maria Barroso relacionados com o movimento estudantil e as crises académicas nos anos 60 em Portugal.

Destacamos protagonistas, momentos, ações e documentos relevantes. Sugerimos um conjunto de temas e tópicos para quem queira estudar, investigar e conhecer a história das lutas estudantis contra o Estado Novo.

Explore o guia de pesquisa

Os guias de pesquisa constituem instrumentos especificamente elaborados para apoio à consulta e descoberta do património cultural da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Incluem dicas e sugestões no sentido de orientar o utilizador, contribuindo para dar resposta a muitas das perguntas preliminares relacionadas com a pesquisa ou a investigação a desenvolver.

Utilize os guias de pesquisa para explorar os nossos arquivos e coleções a partir de temas, assuntos ou tópicos reunidos pela equipa da Fundação. Indicam-se links para conteúdos digitalizados, pistas e estratégias sobre como navegar no portal da Fundação. Apresentam-se destaques para documentos, conteúdos e recursos do património cultural da Fundação.


Os guias são por definição:
  • Centrados no utilizador: organizando-se a partir de uma estrutura comum, breve e simplificada, orientada para as necessidades e interesses dos utilizadores.
  • Transversais: cruzam os diversos arquivos e coleções da Fundação a partir de elementos comuns (e.g. assuntos, tópicos, pessoas, entidades, eventos).
  • Dinâmicos: podem ser editados, revistos e atualizados em qualquer momento (partilhe connosco as suas sugestões).
  • Colaborativos: resultam da seleção e organização da equipa de informação e documentação da Fundação com o apoio científico de parceiros académicos/ investigadores especializados.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,195,289