"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Terra. É a Trienal de 2022

É com sentido de emergência que a 6.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa convoca Terra como tema central.


A decorrer entre outubro e dezembro de 2022, com curadoria geral da dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a Trienal 2022 promove uma reflexão a partir dos diferentes significados de Terra consoante a escala e o observador. Terra expressa o território, a urbe, a paisagem, o lugar ao qual pertencemos ou um continente visto do mar. Pode ser um planeta habitável ou matéria para cultivo. Pode estar em excesso ou fazer falta e pode ser um obstáculo ou um elemento na construção de comunidades.

Re-equacionando o futuro a partir destas leituras e do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres, a equipa curatorial declara uma intenção de acção, propondo a mudança de um modelo de sistema fragmentado e linear, caracterizado pelo uso excessivo de recursos, para um modelo de sistema circular e holístico motivado por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos.

Numa perspetiva que procurou deliberadamente convocar vozes que pudessem trazer uma alternativa ao olhar do hemisfério Norte, a dupla de curadoria-geral convocou Anastassia Smirnova (Rússia/Holanda), Loreta Castro Reguera e Jose Pablo Ambrosi (México), Pamela Prado e Pedro Ignacio Alonso (Chile), Tau Tavengwa (Zimbabué/Reino Unido) e Vyjayanthi Rao (Índia/EUA).

Nas palavras da dupla curatorial, “Terra explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa percepção de criação de lugares num planeta globalizado. Nessa conjuntura crítica, a arquitectura pode ligar-nos ao chão tanto quanto pode elevar-nos. Terra aborda como as (alter)acções climáticas, a pressão sobre os recursos e as desigualdades socioeconómicas e ambientais estão profundamente interligadas. Compreender estas situações complexas requer uma mudança de paradigma de modelos de crescimento linear das «cidades-máquina» para modelos de desenvolvimento circular das «cidades-organismo».

Já para José Mateus, presidente da Trienal de Lisboa, “na sua 6ª edição, a Trienal pretende investigar o modo como podemos pensar, desenhar, organizar ou construir, contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental e, em última análise, para a sobrevivência da humanidade e do próprio planeta."

O programa Terra é composto por 4 exposições, 4 publicações, 3 prémios, 3 dias de conferências e uma selecão de Projetos Associados independentes.

As quatro exposições são co-produzidas com a Fundação Caixa Geral de Depósitos/Culturgest, a Fundação Centro Cultural de Belém/Garagem Sul - CCB, a Fundação EDP/ MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia e a Fundação Millennium bcp com o MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea. As conferências são co-produzidas com a Fundação Calouste Gulbenkian. Através das suas diferentes perspectivas e olhares, o programa pretende mostrar um panorama global para o futuro da disciplina.

Exposições Nucleares

Visionárias
Culturgest
Curadoria: Anastassia Smirnova com SVESMI

Multiplicidade
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Curadoria: Tau Tavengwa, Vyjayanthi Rao

Ciclos
Garagem Sul - CCB
Curadoria: Pamela Prado, Pedro Ignacio Alonso

Comum pelo Desenho
MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
Curadoria: José Pablo Ambrosi, Loreta Castro Reguera

As exposições são ainda o ponto de partida para o programa de conferências Talk Talk Talk que, durante três dias, leva uma série de agentes de renome do panorama internacional da arquitetura à Fundação Calouste Gulbenkian.

Estão também previstos os habituais Prémios Carreira, Début e Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp abarcando diferentes estágios da carreira de profissionais de arquitetura.

O Concurso Prémio Universidades apresenta novidades - passa a ter dois níveis de participação: um pelos estudantes de Mestrado das faculdades, outro pelos centros de investigação, e propõe quatro possíveis temáticas relacionadas com as exposições centrais. O regulamento vai ser lançado em Junho de 2021 e as melhores propostas integram um núcleo em cada uma das exposições da Trienal 2022.

Para a escolha dos Projectos Associados será lançado um open call em Junho deste ano convocando agentes de programação e criação a apresentar propostas que se realizem durante o período da Trienal 2022 em Lisboa e concelhos limítrofes. Serão seleccionadas 12 propostas nacionais e internacionais, independentes e autofinanciadas, que complementam de forma plural e articulada a reflexão acerca do futuro das ecologias em arquitectura.

Com o objectivo de difundir a cultura arquitectónica contemporânea, Terra prevê a publicação de uma colecção de livros. Edições únicas dedicadas aos temas das quatro exposições nucleares e editadas pela equipa curatorial.

Em parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa, o programa é financiado pela Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e conta com o patrocínio das marcas portuguesas MPG e JRBotas.

Com identidade visual concebida pelo atelier Barbara Says, a Trienal 2022 tem lugar entre outubro e dezembro de 2022.

+ INFO
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,948,803