"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro Cyclin'Portugal em Loulé quer atrair turismo desportivo e lazer

O concelho de Loulé vai ter em breve um Centro Cyclin´Portugal, iniciativa que nasce de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Município.


Trata-se de uma rede de percursos que integrará 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários. A principal será em Loulé, e as outras em Alte e no Ameixial, perfazendo um total de 20 percursos e aproximadamente 900km cicláveis.

O incremento da utilização da bicicleta no turismo ativo de lazer, em contacto com a natureza, tem vindo a aumentar nos últimos anos. Neste contexto, o Município tem vindo a trabalhar há já algum tempo na definição de uma rede de percursos cicláveis de acesso alargado e adequado à experiência e condição física e técnica de cada ciclista.

No entanto, esta rede foi idealizada e pensada para que a maioria dos seus percursos possam ser realizados também a andar ou a correr, o que permitirá criar no futuro novas parcerias e aumentar a oferta para a prática da atividade física informal no Município, seguindo o lema “Andar Correr Pedalar”.

Esta infraestrutura destina-se ao ciclismo de recreio e lazer, para a prática em famílias ou entre amigos, levando os utilizadores a percorrer todo o território do Litoral à Serra, passando pelo magnífico Barrocal, descobrindo as belezas naturais, os pontos mais emblemáticos, históricos e patrimoniais do concelho.

“O Centro Cyclin´Portugal Loulé será inequivocamente uma excelente forma de promover e atrair mais pessoas a visitar o território e posicionar Loulé num destino apetecível para este setor do turismo. Temos um interior magnífico, ainda pouco conhecido, com estrada que oferecem qualidade e segurança a quem circula. Acreditamos que aliar as potencialidades naturais e patrimoniais à atividade desportiva e de lazer poderá ser um passo importante na promoção turística do concelho, bem como na sua diversificação”, sublinha o autarca de Loulé, Vítor Aleixo.

Refira-se que o levantamento prévio de toda a rede de percursos já foi realizado, bem como a auditoria inicial por parte da UVP/FPC, cumprindo os requisitos necessário. Neste momento está a proceder-se à marcação física e permanente, com a colocação de poste e sinalética específica nos locais. O projeto será ainda sujeito a uma auditoria final para designação e numeração dos percursos e consequentemente atribuição do certificado de homologação e respetivo selo.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,893,125