"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Descoberta dos Preços" de Paul Milgrom

Prémio Nobel da Economia em 2020, o autor mostra como a teoria dos leilões pode ser usada para descobrir preços e guiar de forma eficiente a alocação de recursos.


Paul Milgrom mostra como a teoria dos leilões pode ser usada para descobrir preços e guiar de forma eficiente a alocação de recursos. O Nobel da Economia 2020 assenta a sua inovadora teoria em exemplos do mundo real, como o leilão norte-americano de frequências de Rádio que ele mesmo liderou, e fornece ferramentas fundamentais para resolver o grande problema da alocação de recursos.

A teoria económica tradicional mostra que os preços sozinhos ditam uma alocação eficiente de recursos, sem necessidade de uma organização maior. Este tipo de modelos com origem na Mão Invisível de Adam Smith guia o mercado, onde os reguladores fazem o papel de fiel da balança. No entanto, em muitos mercados, os preços por si só são têm capacidade para gerar resultados eficientes e viáveis. Olhemos para o controlo de tráfego aéreo num aeroporto: enquanto os preços encorajam as companhias aéreas a voar em horários de menor pico, os preços só fazem metade do trabalho; o sistema de controlo de tráfego é fundamental para regular todas as descolagens e aterragens. Mas apenas com um controlador, os recursos seriam gastos sem grandes consequências visíveis.

Em A Descoberta dos Preços, Paul Milgrom mostra-nos como os leilões podem ser usados para descobrir os preços e guiar a alocação de recursos da forma mais eficiente possível.

Paul Milgromé um economista americano vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2020. É professor na Universidade de Sanford e autor de várias obras que se estendem da micro à macroeconomia , teoria do jogo ou estratégias de preço. Para além de académico e autor, é cofundador de várias empresas, muitas delas ligadas à sua área de especialização.

Actual Editora
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,592,006