"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Percorrer Almeida a cavalo: uma nova forma de descobrir a região e a história

Percorrer as antigas rotas do contrabando, os caminhos das Invasões Francesas ou alcançar lugares “praticamente inacessíveis” são algumas das propostas de Almeida, na Guarda, para atrair visitantes a partir de maio.

Picadeiro D'el Rey Picadeiro D'el Rey Picadeiro D'el Rey Picadeiro D'el Rey Picadeiro D'el Rey


Almeida, no distrito da Guarda, tem uma fortificação em forma de estrela e a antiga praça-forte é considerada uma “jóia” da arquitetura militar, mas o encanto da região vai muito para além desta atração. E a partir do início de maio não vão faltar motivos para a visitar seja de carro, a pé, de bicicleta ou até mesmo a cavalo. A Câmara Municipal de Almeida e o Picadeiro D'el Rey vão inaugurar 15 percursos equestres que incluem passagem por locais relacionados com as Invasões Francesas ou pelas antigas rotas do contrabando.

A ideia é dinamizar o espaço procurando o melhor que tem para oferecer e, ao mesmo tempo, conferir-lhe novas valências. Participei em várias jornadas, nomeadamente numa jornada de turismo equestre na Golegã e as coisas foram-se montando na minha cabeça e achei que era interessante proporcionar a experiência de conhecer, neste caso, o concelho de Almeida em cima de um cavalo”, começa por explicar à Fugas David Nabais, responsável pela gestão do Picadeiro D’el Rey.

Segundo o presidente da autarquia de Almeida, António José Machado, o Picadeiro, que sempre prestou “serviços ligados ao ensino da equitação, à iniciação e ao contacto com o cavalo, desde o volteio à sela e à hipoterapia”, vai agora apostar em novos projetos relacionados com a criação de várias “rotas externas”.

Cada rota tem um mínimo de 12 e máximo de 17 quilómetros prontos para serem percorridos a cavalo que prometem levar os visitantes a lugares “praticamente inacessíveis” de outra forma. Mas desengane-se quem pensa que a experiência passa apenas por “andar a cavalo”, salienta o responsável. Se o litoral oferece percursos a cavalo pelas praias, o interior oferece o “reverso da moeda” — muita natureza, paz, tranquilidade e aventura. “Vamos pôr os turistas a percorrer o Vale do Côa, a Ribeira das Cabras e outros cursos de água. Vamos dar a conhecer uma diferente e vasta vegetação característica do nosso território, vamos passar por zonas graníticas, por calçadas, pontes e lagares romanos, vamos incorporar alguns lugares religiosos com mais notoriedade e desconhecidos.” Os percursos incluem ainda museus como o Museu Histórico-Militar ou o memorial do cônsul Aristides de Sousa Mendes e zonas repletas de antas e sepulturas antropomórficas.

Para além de promover o contacto entre a natureza e a história, o principal objetivo do projeto é fomentar o turismo equestre, reduzindo os efeitos negativos da pandemia na receita turística. “Temos duas aldeias históricas, temos a fronteira com Espanha e um fluxo turístico muito grande, e isso tem o seu impacto direto na economia local. Estarmos privados de todo este fluxo do turismo português e espanhol foi terrível.”

Os itinerários que prometem surpreender residentes e visitantes destinam-se a grupos de quatro e respetivo monitor, embora este número possa ser alargado conforme a destreza com os cavalos dos interessados. Com o intuito de promover estas terras ao máximo, cada percurso começa às 9h30 da manhã e vai até às 12h30 – para que os visitantes possam almoçar nos vários restaurantes do concelho.

Ainda que a experiência esteja a ser preparada “passo a passo”, para o futuro estão já a ser pensados novos percursos que estabeleçam ligação com as restantes freguesias. A rota internacional com Ciudad Rodrigo, em Espanha e com a Guarda, capital de distrito, são duas delas. Contudo, o ex-líbris será uma rota equestre “quase única na Europa entre Almeida e o Bussaco” unidas pelas guerras peninsulares e os percursos napoleónicos.

O projeto é financiado na totalidade pela Câmara do Almeida, mas o responsável pelo picadeiro espera contar com parecerias do Turismo Centro e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.


por Ana Isabel Ribeiro in Público | 29 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,042