"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gary Hill em Dicionário de Artistas

À quarta-feira, o Centro Cultural de Belém disponibiliza nas suas plataformas digitais um texto inédito de Gonçalo M. Tavares sobre artistas contemporâneos, com leitura de Ana Zanatti.


Para ler em www.ccb.pt e ouvir no spotify do CCB.

(#26) Dicionário de Artistas
Imagens e fé, dedicado a Gary Hill
Por Gonçalo M. Tavares

Os homens estão frente à câmara de filmar como se pertencessem a uma raça cuja única função na existência é deixarem-se filmar. Estamos num novo mundo. Certos humanos não existem porque pensam, existem porque são filmados.
Mas vê os corpos: uma certa moleza material; gordura, dirá um homem de frases directas; mas também há espírito. A condição da matéria é esta: mostrar-se; a condição do espírito é esta: esconder-se atrás da matéria; melhor, dentro da matéria.
Mas a gordura que surge em certas identidades não é algo que interfira no sentimento religioso ou na aptidão para pensamentos abstractos como a matemática. A gordura é uma proporção de quantidades, a abstracção – e nesta, a fé – é uma proporção de vazios.
O Homem não tem apenas células, também tem medo. E certas imagens provam-no.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,208,363