"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A relação entre Deus e o coronavírus: a análise e a discussão que faltava em Portugal

As questões universais da dimensão espiritual do ser humano, o sentido da existência e o significado da vida e da morte foram, uma vez mais, relançadas com os efeitos nefastos da pandemia provocada pelo novo coronavírus.


Um ano depois do início deste pesadelo, muitos questionam: Deus é ou não responsável pelo Mal? Ciente deste problema fundamental da filosofia, o professor e investigador Víctor Correia apresenta-nos o livro Deus e o Coronavírus, uma análise polémica e inédita no mercado editorial português, na qual apresenta diferentes interpretações sobre a relação entre Deus e o SARS-CoV-2, o vírus respiratório que fez parar o mundo. Deus e o Coronavírus é uma edição da Guerra e Paz que chega agora às livrarias de todo o país.

Deus é considerado um Ser perfeito, todo-poderoso, bondoso e preocupado com a Humanidade. Sendo assim, porquê o Seu silêncio, tendo permitido que esta tragédia acontecesse? Afinal onde está Deus enquanto assistimos, desde há já mais do que um ano, a centenas de milhões de infectados, a milhões de mortos em todo o mundo e à escalada de uma crise económica mundial?

A pandemia provocada pelo novo coronavírus ressuscitou estas e outras questões universais, para as quais o Homem busca resposta desde sempre e que envolvem crentes e não crentes. Deus existe realmente? Podia ter evitado a propagação do vírus? Este foi um castigo divino?

Dúvidas que levaram o professor e investigador de filosofia, Víctor Correia a uma investigação filosófica, na qual aborda a pandemia, tendo como fio condutor a questão de Deus, e a questão de Deus, tendo como fio condutor a pandemia. As conclusões do estudo resultam agora no ensaio Deus e o Coronavírus. Um contributo, sistémico e plural, para uma discussão com referências a um Deus do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, que não deixa ninguém de fora.

Polémico, o autor expõe ainda a forma como as religiões encararam a pandemia, assim como as grandes questões éticas por ela levantadas: a recusa do encerramento dos templos, a rejeição religiosa das vacinas, o charlatanismo religioso e as superstições, e a ineficácia das orações contra o coronavírus.

Actualíssimo, este é um livro escrito numa linguagem acessível à generalidade do público e apresenta aos leitores os prós e os contras de cada uma das teses que relacionam a saúde e a fé, criticando as teorias da conspiração

Deus e o Coronavírus chega às livrarias de todo o país, mas pode ser adquirido desde já, em pré-venda, através da loja online da Guerra e Paz Editores. Este é o quarto livro publicado por Victor Correia com a chancela da Guerra e Paz Editores, depois de O Que é o Radicalismo? e do grande sucesso de Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses.

Deus e o Coronavírus
Victor Correia
Não-Ficção / Ensaio
240 páginas · 15x23 · 15,00 €
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,806,758