"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Plano de choque para a sobrevivência do nosso sistema político

Ideias de Ler publica Uma Teoria da Democracia Complexa, do filósofo e investigador Daniel Innerarity.


Considerado pela revista Le Nouvel Observateur um dos 25 pensadores mais influentes da atualidade, Daniel Innerarity defende que os conceitos de soberania, territorialidade e poder sofreram uma transformação tal que o modelo de governação precisa de um reset radical. Depois de Política para Perplexos, o investigador apresenta a obra Uma Teoria da Democracia Complexa, cuja primeira edição esgotou em dois dias em Espanha e na qual apresenta um plano de choque para a sobrevivência do nosso sistema político.

SOBRE O LIVRO
Uma Teoria da Democracia Complexa
Serão a violência, a corrupção ou a ineficiência de vários governos as principais ameaças da democracia? Daniel Innerarity defende que não: a grande ameaça é a simplicidade dos conceitos políticos que tomámos de empréstimo, ignorando a complexidade crescente em que a nossa organização social se desenvolveu. Já não se trata de enfrentar os desafios dos séculos XIX e XX, mas sim os do século XXI. Uma Teoria da Democracia Complexa dirige-se àqueles que não creem nas respostas simples, mas tão-pouco querem desesperar perante a complexidade dos problemas. Nele se formula uma proposta profundamente elucidativa, a partir do pressuposto de que a renovação mais prometedora das nossas democracias será o resultado de torná-las mais complexas.

Título: Uma Teoria da Democracia Complexa
Autor: Daniel Innerarity
Tradução: Francisco Agarez
Nº de páginas: 408
PVP: 18,80€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Daniel Innerarity

É catedrático de Filosofia Política e Social, investigador Ikerbasque na Universidade do País Basco e diretor do Instituto de Gobernanza Democrática. Entre as suas últimas obras destacam-se A Humanidade Ameaçada (com Javier Solana), O Futuro e os Seus Inimigos, O Novo Espaço Público e A Sociedade Invisível. É colaborador habitual do El País, com artigos de opinião.
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,891,995