"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Outra vez Eros me agita o coração"

Assírio & Alvim publica Poemas e Fragmentos. Um vislumbre da poesia de Safo, pela mão de Eugénio de Andrade.


A partir de várias traduções trabalhadas por Eugénio de Andrade nestes Poemas e Fragmentos, Safo transporta-nos com um enlevo mágico para o reino do amor extático, onde cada matiz impresso pela mestria do poeta português realça e multiplica a natureza sublime da poeta grega.

De novo me tortura e quebra os membros,
Eros, doce-amarga indomável serpente.


«(…) tenho esperança que o perfume a violetas das tranças de Safo não esteja de todo ausente destes versos», confessa Eugénio de Andrade sobre aquela que foi uma das suas fascinações mais antigas. Dos onze ou doze mil versos que são atribuídos à poeta grega, chegaram até nós apenas uma ode completa e cerca de 200 fragmentos, cuidadosamente escolhidos para esta obra que, mais do que um trabalho de tradutor, deve ser lida como a recriação lírica de um poeta sem igual.

SOBRE O LIVRO

Título: Poemas e Fragmentos
Autor: Safo
Tradução: Eugénio de Andrade
N.º de Páginas: 104
PVP: 16,60€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Safo

Nasceu na segunda metade do século VII a. C., na ilha grega de Lesbos. Educada num meio aristocrático, os fragmentos da sua poesia são o testemunho da primeira autora da literatura europeia e considerados a síntese da perfeição lírica na Antiguidade. Nos seus versos é possível entrever o encantamento e o sofrimento amorosos, uma tensão constante entre juventude e velhice, marcados por um erotismo sublime. Segundo um mito antigo, crê-se que terá morrido de amores pelo jovem Fáon, atirando-se de um rochedo em Lêucade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,680