"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Deixar mitos e "dietas milagrosas" fora do prato

Pedro Carvalho assina um livro fundamental para não se deixar levar por modas na alimentação.


A Ideias de Ler, chancela da Porto Editora especializada em obras de não ficção, faz chegar às livrarias Os Novos Mitos que Comemos, o mais recente livro do nutricionista Pedro Carvalho.

Nos dias de hoje, é praticamente impossível passar ao lado do bombardeamento de informação com dietas da moda e tendências alimentares prescritas por “pseudoespecialistas” e validadas pelos casos de aparente sucesso. São as dietas do paleolítico, os jejuns intermitentes intercalados com sumos prodigiosos, as cápsulas que prometem transformar o sistema imunitário numa fortaleza inexpugnável, e os suplementos alimentares com siglas impronunciáveis. No meio de tanta informação contraditória, é difícil não ficar baralhado ao tentar encontrar informação de qualidade e cientificamente credível que ajude a nortear as escolhas alimentares.

É a pensar nisso que Pedro Carvalho apresenta este Os Novos Mitos que Comemos, para munir o leitor de “armas” e conhecimento contra o oportunismo, a desinformação e o aproveitamento da falta de conhecimento na área da nutrição e saúde.

São dezenas de mitos, agrupados em seis grandes conjuntos, que o autor aborda: os mitos da alimentação e do sistema imunitário; os mitos alimentares do século XXI; os mitos da relação entre alimentação e cancro; os mitos sobre o emagrecimento; os mitos no feminino; e, finalmente, os mitos da nutrição desportiva. Do jejum intermitente e da “dieta intuitiva”, passando pela suplementação com vitaminas C e D para “reforço do sistema imunitário”, esta obra é um guia essencial para que cada leitor possa resistir à propaganda, à desinformação e ao “terrorismo nutricional” quotidiano e fazer as suas escolhas alimentares de forma mais informada e lúcida.

SOBRE O LIVRO

Os Novos Mitos que Comemos
Ao longo dos anos, o Pedro Carvalho tem tentado simplificar a ciência da nutrição para a população geral. Mais importante, tem tentado desmistificar alguma pseudociência enraizada na medicina popular, usando a boa ciência que se faz na área da nutrição para o efeito.
Se é alguém com interesse na área, se está confuso com a imensa informação que surge sobre a nutrição na comunicação social (muitas vezes contraditória), se navega nas redes sociais e está exposto a todo o tipo de argumentos sobre alimentação, sem dúvida que este livro será um bom investimento para ficar mais esclarecido e, sobretudo, mais resistente ao bombardeamento constante de alegações nutricionais que, no final, não têm qualquer fundo de verdade.

João Júlio Cerqueira, médico fundador do projeto SCIMED

A água alcalina cumpre tudo aquilo que promete?
O jejum intermitente traz realmente benefícios?
É possível ser vegan e ter uma alimentação equilibrada?
Se fica baralhado com a quantidade de informação nutricional contraditória e com a miríade de dietas milagrosas que abundam nas redes sociais, este livro é para si.
Com base em evidência científica, o nutricionista Pedro Carvalho desmistifica questões alimentares relacionadas com a saúde, o exercício e as dietas, para que possa defender-se das falácias e das meias-verdades que diariamente ouve sobre aquilo que come.
Com a ajuda de Os Novos Mitos que Comemos ficará certamente mais bem preparado para fazer escolhas alimentares de forma informada sem se perder em dietas da moda.

Título: Os Novos Mitos que Comemos
Autor: Pedro Carvalho
Nº de páginas: 288
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Pedro Carvalho

Nasceu em Matosinhos, em 1987. É licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e doutorado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição.
Foi docente da FCNAUP até 2015 e é, desde 2016, professor auxiliar no Instituto Superior da Maia (ISMAI) e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Escreve desde 2011 para o Público, sendo responsável pelas colunas "Mitos que comemos" e “Dicionário dos alimentos”. É autor das obras 50 Super Alimentos Portugueses (+10!), em coautoria com Vitor Hugo Teixeira, Os Mitos que Comemos e Comer, Crescer, Treinar, em coautoria com Maria Roriz.
Atualmente, é nutricionista clínico no CIM – Centro de Inovação Médica e na Clínica Privada de Guimarães, consultor nutricional da Sonae MC e nutricionista do voleibol feminino do Leixões Sport Club.

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,219,294