"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os sarilhos de "um português suave" em duas ditaduras

Porto Editora publica Tempo de fuga, de Amadeu Lopes Sabino. Uma história de espionagem passada na Alemanha de Leste, narrada com um humor sagaz


«Hoje matei um homem. É com dificuldade que escrevo esta sentença.» Assim começa — e, em certa medida, também termina — Tempo de fuga, a estreia de Amadeu Lopes Sabino no catálogo da Porto Editora, com as peripécias de um espião português que em plena Guerra Fria consegue ver-se sempre nas situações mais mirabolantes. Novelista, romancista e ensaísta, com uma obra de ficção que tem sido objeto de vários estudos académicos, Amadeu Lopes Sabino tece uma história de espionagem que é, ao mesmo tempo, uma viagem à nossa História.



SOBRE O LIVRO
Tempo de fuga
Para Jorge Mathias, a espionagem é um divertimento. Melómano por vocação e alto funcionário do ministério da Economia do salazarismo por indiferença, vende aos serviços secretos do exército espanhol pequenos segredos que faz passar por grandes. Através do Partido Comunista, em que milita com pouca convicção, muda de vida e parte para a República Democrática Alemã, redator na Radio Berlin International. Curioso e hedonista, acabará por se envolver numa conspiração contra o regime da Alemanha de Leste, implicando opositores e homens do aparelho, agentes secretos da Alemanha Ocidental e sabe-se lá de onde mais. Tempo de fuga, a confissão de Jorge Mathias, é um relato de eventos extraordinários, ora irónicos, ora hilariantes, ora audazes, sempre impensáveis.

Título: Tempo de fuga
Autor: Amadeu Lopes Sabino
Páginas: 188
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Amadeu Lopes Sabino

Nasceu em Elvas em 1943. Licenciado em Direito, foi jornalista, advogado, funcionário da União Europeia. É ficcionista e ensaísta. Entre os últimos romances publicados destacam-se A lua de Bruxelas (Campo das Letras, 2009), A Cidade do Homem (Sextante Editora, 2010), As Claras Madrugadas (Editorial Bizâncio, 2015) e O todo ou o seu nada (Editorial Bizâncio, 2019). Em 2014, publicou na Editorial Bizâncio a recolha de ensaios Entre dois séculos – Viagem ao passado próximo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,796,889