"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Olhando como Ulisses para um mundo à deriva

Depois de Poemas Reunidos, vencedor do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes 2019, para Luís Filipe Castro Mendes é tempo de Voltar.


De novo embarcados, chegamos a Voltar, onde Luís Filipe Castro Mendes nos faz olhar através de Ulisses para um mundo que ficou à deriva. Ele aguarda-nos, trazendo as memórias dos lugares e pessoas que o povoam. Mas será a Ítaca que nos espera a terra que outrora conhecemos?

DESCIDA AOS INFERNOS

Quem, por merecida e dura pena,
encontrarei aqui?

Meus inimigos não, que os abandonei.
E os amigos foram como areia
que o vento espalhou para longe de mim.

Os indiferentes, então, punhos acesos,
na hostil distância que se abre aqui.


SOBRE O LIVRO

Título: Voltar
Autor: Luís Filipe Castro Mendes
N.º de Páginas: 104
PVP: 14,40€
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Luís Filipe Castro Mendes

Nasceu em 1950 e, ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e desenvolveu, a partir de 1975, uma longa carreira diplomática. Entre outros cargos, foi Cônsul Geral no Rio de Janeiro e depois Embaixador em Budapeste, Nova Deli, junto da UNESCO e junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Foi Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa.
Enquadrável numa estética pós-modernista, a sua obra revela um universo enigmático onde o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo conduzem às realizações mais lapidares e expressivas. Publicou na Assírio & Alvim os livros A Misericórdia dos Mercados, Outro Ulisses Regressa a Casa e Poemas Reunidos, título vencedor do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/ Câmara Municipal de Amarante 2019.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,120,196