"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Grande Gatsby" em nova edição

Intemporal, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, é hoje, mais do que um clássico da literatura norte-americana, é um retrato fiel e simbólico do «sonho americano».


O seu autor é uma das figuras maiores da literatura norte-americana da primeira metade do século xx e um dos mais destacados representantes da chamada Geração Perdida. Esta edição d’O Grande Gatsby, que a Guerra e Paz Editores publica, junta ao romance um conjunto de textos que revelam as resistências que a obra de Fitzgerald encontrou na América dos loucos anos 20 e ainda o que os seus pares, Edith Wharton, Gertrude Stein e T. S. Eliot, e a crítica foram dizendo ao longo das últimas décadas, bem como uma cronologia da vida de Fitzgerald e uma apresentação da Lost Generation.

O Grande Gatsby, com tradução de Miguel Nogueira, é um retrato do amor, das ambições que obcecam os seres humanos e do mal e da perversidade a que se podem entregar as pessoas para as alcançar. O Grande Gatsby, livro cuja importância hoje ninguém contesta, teve acolhimento frio pela crítica quando saiu e os seus resultados comerciais foram pouco animadores. O próprio Fitzgerald se confessava «tomado por medos e pressentimentos», numa carta ao editor, Maxwell Perkins, datada de 10 de Abril de 1925, pouco tempo antes da saída do livro.

Na contracapa, dá-se a palavra a Jorge Luis Borges.  É dele esta súmula perfeita do romance, do seu pathos e da sua época:  «A história de um homem que tenta em vão recuperar um amor de juventude, no qual transparece a nostalgia do velho Sonho americano de um novo mundo… Mais do que qualquer outro escritor da sua geração, Scott Fitzgerald retrata os anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.»

E, se depois de todas estas críticas, do elogio de Harold Bloom e de Haruki Murakami, e da leitura da obra, ainda pudessem persistir reservas, outra escritora, Joyce Carol Oates, tem a resposta: «Odiar O Grande Gatsby é como cuspir no Grand Canyon. Ele não se vai embora num futuro próximo, mas tu sim.»

O Grande Gatsby chega, revisitado e com prometedora casaca negra e dourada a servir-lhe de capa. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da editora.

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald
Ficção / Literatura Estrangeira
240 páginas · 15x23 · 14 €
Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,122,444