"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Grande Gatsby" em nova edição

Intemporal, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, é hoje, mais do que um clássico da literatura norte-americana, é um retrato fiel e simbólico do «sonho americano».


O seu autor é uma das figuras maiores da literatura norte-americana da primeira metade do século xx e um dos mais destacados representantes da chamada Geração Perdida. Esta edição d’O Grande Gatsby, que a Guerra e Paz Editores publica, junta ao romance um conjunto de textos que revelam as resistências que a obra de Fitzgerald encontrou na América dos loucos anos 20 e ainda o que os seus pares, Edith Wharton, Gertrude Stein e T. S. Eliot, e a crítica foram dizendo ao longo das últimas décadas, bem como uma cronologia da vida de Fitzgerald e uma apresentação da Lost Generation.

O Grande Gatsby, com tradução de Miguel Nogueira, é um retrato do amor, das ambições que obcecam os seres humanos e do mal e da perversidade a que se podem entregar as pessoas para as alcançar. O Grande Gatsby, livro cuja importância hoje ninguém contesta, teve acolhimento frio pela crítica quando saiu e os seus resultados comerciais foram pouco animadores. O próprio Fitzgerald se confessava «tomado por medos e pressentimentos», numa carta ao editor, Maxwell Perkins, datada de 10 de Abril de 1925, pouco tempo antes da saída do livro.

Na contracapa, dá-se a palavra a Jorge Luis Borges.  É dele esta súmula perfeita do romance, do seu pathos e da sua época:  «A história de um homem que tenta em vão recuperar um amor de juventude, no qual transparece a nostalgia do velho Sonho americano de um novo mundo… Mais do que qualquer outro escritor da sua geração, Scott Fitzgerald retrata os anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.»

E, se depois de todas estas críticas, do elogio de Harold Bloom e de Haruki Murakami, e da leitura da obra, ainda pudessem persistir reservas, outra escritora, Joyce Carol Oates, tem a resposta: «Odiar O Grande Gatsby é como cuspir no Grand Canyon. Ele não se vai embora num futuro próximo, mas tu sim.»

O Grande Gatsby chega, revisitado e com prometedora casaca negra e dourada a servir-lhe de capa. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da editora.

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald
Ficção / Literatura Estrangeira
240 páginas · 15x23 · 14 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,911,509