"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto Editora e Correntes D’Escritas anunciam Prémio Literário Luis Sepúlveda

Homenagem ao escritor chileno em reconhecimento pelo contributo ao estímulo à leitura junto dos mais novos. Luis Sepúlveda faleceu a 16 de abril de 2020, vítima de COVID-19.


O prémio literário criado pela Porto Editora e pelo Correntes D’Escritas em 2008, até agora designado Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas | Porto Editora, passa a ser denominado Prémio Literário Luis Sepúlveda.

A proposta foi feita pela Porto Editora e imediatamente aceite pela organização do Correntes D’Escritas, onde Luis Sepúlveda era presença habitual e a quem foi dedicada a edição deste ano, realizada em fevereiro passado. O objetivo é o de homenagear o escritor e o seu legado literário, reconhecendo o enorme contributo para o estímulo, nos mais novos, do gosto pelo livro e pela leitura, um propósito que está na origem do prémio literário. Obras como História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, História de um gato e de um rato que se tornaram amigos e outras fábulas fazem parte do imaginário de várias gerações de leitores, estando inclusive reconhecidas e recomendadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Preservando as características que o tornam único no nosso país, o Prémio Literário Luis Sepúlveda continuará a premiar, anualmente, contos infantis ilustrados inéditos, conto e ilustração, em língua portuguesa, realizados por alunos de todo o país - e de escolas portuguesas espalhadas pelo mundo - que frequentem o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, privilegiando os textos que veiculem as principais ideias que sempre estiveram presentes na obra de Luis Sepúlveda: a defesa do ambiente, o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade social e a liberdade.

De referir que, ao longo das 12 edições anteriores, este prémio mobilizou a participação de mais de 20 mil alunos, distinguindo centenas de crianças e dezenas de professores de todo o país.

Para a XIII edição do Prémio Literário Luis Sepúlveda, as escolas têm como data-limite de entrega dos trabalhos o dia 3 de janeiro de 2022. Os vencedores serão anunciados durante a próxima edição do Correntes D’Escritas, que acontecerá de 21 a 24 de fevereiro de 2022.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,890,785