"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Duas intervenções artísticas vão valorizar pontos estratégicos da cidade de Portimão

Parte do muro exterior do Cemitério de Portimão vai beneficiar de uma intervenção artístico-comunitária pelas mãos do artista plástico Gonçalo MAR e de todos quantos se desejem associar ao original projeto “Fresque dos Vizinhos”, a decorrer entre 24 e 29 de abril.


Integrada no Programa de Apoio à Iniciativa Jovem, esta ação inclui um workshop de preparação nos dias 24 e 25 a cargo do artista, limitado à participação de 40 pessoas (idade mínima de 16 anos) e com inscrições gratuitas, a que se seguirá a pintura do mural entre 26 e 29 de abril.

Nascido em 1974, Gonçalo MAR tem vasta experiência no graffiti e é especializado em desenvolver trabalhos deste género, propondo-se recorrer a elementos característicos da cidade, aos quais emprestará o seu cunho muito peculiar, fortemente inspirado na banda desenhada e na animação.

Esta não será a primeira vez que Gonçalo colabora com o Município de Portimão, pois o artista pintou no ano passado o mural existente no Jardim das Águas Vivas, no âmbito do Março Jovem 2020.

A intervenção marcada para o final deste mês terá lugar na parte do muro do Cemitério de Portimão localizado no gaveto da Rua Olivença com a Rua Mouzinho de Albuquerque, devendo os interessados inscrever-se desde já junto da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão, através do e-mail juventude@cm-portimao.pt ou pelo telefone 282470797.

Os participantes serão organizados em pequenos grupos, com o máximo de cinco pessoas em simultâneo, distribuídos por turnos de hora e meia em cada um dos dias (10h00-11h30/ 11h30-13h00/ 15h00-16h30/ 16h30-18h30), de modo a evitar aglomerados e cumprir as normas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

A proposta para a realização de diversas intervenções artístico-comunitárias foi apresentada em 2020 por um grupo de jovens portimonenses que pretende sensibilizar a comunidade para a requalificação do espaço público, justamente ao abrigo do Programa de Apoio à Iniciativa Jovem.

Na mesma ocasião, a conhecida artista Kruella D’Enfer irá pintar entre os dias 22 e 27 de abril o paredão das Cardosas, junto ao viaduto, com o objetivo de requalificar uma das principais entradas da cidade de Portimão, tornando-a mais apelativa e inclusiva.

Conceituada a nível nacional e internacional, a ilustradora portuguesa Kruella D’Enfer, nascida em 1988, promete aproveitar os elementos naturais que existem na secção do muro selecionada para, de alguma forma, lhes dar continuidade nas figuras e formas oníricas que tão caracterizam o seu estilo artístico.

Estas duas intervenções de arte urbana, promovidas pelo Município de Portimão em parceria com a associação cultural LAC – Laboratório de Atividades Criativas, integram o programa oficial das comemorações do 25 de Abril em Portimão, que brevemente será divulgado na íntegra.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,337