"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Convento de Cristo: Inauguração da portaria filipina requalificada

No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), o Diretor Geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, inaugura no Convento de Cristo, em Tomar, os espaços requalificados da portaria filipina, nomeadamente a sala polivalente e a loja. A sessão decorre domingo, dia 18, entre as 10:00 e as 13:00.


A empreitada de requalificação da portaria filipina, espaços conexos e instalações elétricas deste Monumento Património Mundial foi financiada pelo FEDER no âmbito do Programa Centro 2020, num investimento total de 294.174,66 euros. A este montante acrescem 79.423,73 euros, provenientes do Turismo de Portugal através do Programa Valorizar, Linha de Apoio ao Turismo Acessível – All for All – para a construção de novas instalações sanitárias.

A cerimónia alusiva ao DIMS contempla também a apresentação de uma nova exposição, “A arte funerária como retrato de vida de uma Comunidade - Cabeceiras e tampas de sepultura do acervo UAMOC / Convento de Cristo”, que integra um significativo núcleo funerário, de lápides, estelas e tampas tumulares, recolhido pela União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo (UAMOC) desde o início do séc. XX.

O programa oficial completa-se com a assinatura de um acordo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Direção-Geral do Património Cultural tendo como objeto o desenvolvimento de projetos no domínio da preservação do património cultural.

Até às 13.00, hora de encerramento do Monumento (por ser domingo, e no âmbito das medidas de confinamento em vigor), os visitantes poderão usufruir de diversas atividades alusivas ao DIMS, nomeadamente apontamentos musicais, uma animação medieval de artes de guerra e danças, uma mostra e degustação de chás e águas aromatizadas e uma oficina do conto.

Nota: É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços e atividades, assim como o integral cumprimento de todas as regras de segurança sanitária no quadro da atual situação pandémica.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,210,378