"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Missão arqueológica detetou parte de uma "cidade perdida" com mais de 3000 anos

Após sete meses de escavações, perto de Luxor, foi feita uma descoberta na qual se pode ver também "a atividade económica da cidade".

 

Uma missão arqueológica egípcia descobriu "parte" de uma "cidade perdida", com mais de 3000 anos, recentemente descoberta perto de Luxor, anunciaram as autoridades locais e Zahi Hawass, que supervisionou a escavação.

"Encontrámos apenas uma parte da cidade", avançou o famoso egiptólogo à agência francesa AFP, durante uma apresentação à imprensa daquela cidade localizada na margem oeste do Nilo, que "se estende para oeste e para o norte".

Após sete meses de escavações numa cidade soterrada sob areia há milénios de anos, foram expostos diversos objetos nas ruínas, como peças de cerâmica, carne seca, joias, vinho, amuletos e pequenas estátuas, entre os templos de Ramsés III e Amenófis III.

Os selos afixados em cerâmica permitiram que aquele local fosse datado do reinado de Amenófis III, que subiu ao trono em 1.391 a.C. e morreu em 1.353 a.C., herdando um império extensível do rio Eufrates, nos atuais Iraque e Síria, até ao Sudão.

"Não é apenas uma cidade e também podemos ver a sua atividade económica", disse à AFP Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Geral de Antiguidades do Egito.

A descoberta da "maior cidade do antigo Egito" tinha sido revelada pela missão arqueológica, que descobriu "um local em bom estado de conservação, com paredes quase inteiras e divisões cheias de ferramentas da vida quotidiana".

"Muitas missões estrangeiras procuraram esta cidade e nunca a encontraram", lembrou Zahi Hawass, ex-ministro de Antiguidades do Egito, no mesmo comunicado em que a missão arqueológica diz esperar "descobrir túmulos intactos repletos de tesouros".

O Egito tem apostado na promoção do património antigo para tentar recuperar visitantes, após anos de instabilidade política causada pela revolta da chamada Primavera Árabe, iniciada em janeiro de 2011, que originou um duro golpe na indústria turística local.


DN/Lusa, 10 de abril de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,898,007