"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Comemorações do centenário da revista Seara Nova

A 15 de outubro de 2021 a revista Seara Nova celebra o seu 100.º aniversário.


As comemorações do centenário, cujo lema é Seara Nova – 100 anos de Acção e Pensamento Crítico irão decorrer desde maio de 2021 até outubro de 2022.

Para o efeito foi constituída uma Comissão Promotora da qual fazem parte os membros do Conselho Redatorial; o anterior diretor da revista, Levy Baptista; o professor Luís Andrade do CHAM (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa), coordenador do Conselho Científico do Centenário; o jornalista, professor universitário e antigo membro do Conselho Redatorial, Fernando Correia; o designer gráfico, Francisco Zarco e o artista plástico e professor universitário, Jorge dos Reis.

O programa do Centenário compreende um conjunto de iniciativas e projetos que pretendem expressar condignamente o percurso histórico da principal revista de cultura e resistência democrática do século XX e honrar os seus fundadores e todos aqueles que, ao longo do tempo, pelo seu pensamento e ação, contribuíram para o engrandecimento e prestígio da centenária publicação.

Destacamos:

Sessão Pública de Apresentação do Programa do Centenário, na Câmara Municipal de Lisboa, no dia 11 de maio de 2021;

Número especial da edição de Outono 2021, versão com mais páginas que irá retratar, dentro do espírito seareiro, de doutrina e crítica, diversos temas de interesse político, económico, social e cultural, assim como da história da Seara Nova;

Exposição Itinerante que irá percorrer o país de Norte a Sul, com início em Lisboa, na Biblioteca Municipal de Alcântara, de 15 de setembro a 30 de outubro de 2021. As restantes localidades e datas serão divulgadas oportunamente;

Exposição na Biblioteca Nacional de Portugal, de 15 de setembro a 31 de dezembro de 2021 e Colóquio em data a divulgar oportunamente;

Exposição no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 20 de outubro de 2021 e 20 de janeiro de 2022;

Destaque de Coleção (Mostra Bibliográfica) da Hemeroteca Municipal, de 1 de setembro a 31 de dezembro de 2021;

Documentário televisivo Seara Nova, O Século XX em Revista, com o apoio da RTP, a ser difundido entre setembro e outubro de 2021;

Selo comemorativo do Centenário emitido pelos serviços de filatelia dos CTT, data prevista de lançamento: 15 de outubro de 2021;

Colóquios na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2021;

Colóquio na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 12 de outubro de 2021;

Colóquios no Museu do Aljube A Seara no Aljube, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021;

Conferência de Encerramento das Comemorações, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 15 de outubro de 2022.

Foi ainda lançada em setembro de 2020 a Medalha comemorativa do centenário que se encontra à venda pelo valor de 50,00€.

Algumas das datas indicadas poderão ser alteradas devido entre outras razões, à forma como a crise pandémica irá evoluir. Das possíveis alterações daremos informação atempada.

Acrescentar ainda que todos os colóquios e conferências serão gravados e disponibilizados online na página www.searanova.publ.pt.

Pretende-se que as comemorações constituam um vasto leque de iniciativas, de instituições públicas e privadas, pelo que se apela à diversificação de realizações, ao mesmo tempo que se agradece o interesse e a colaboração das entidades envolvidas neste programa comemorativo, bem como agradecemos a todas as pessoas individuais ou coletivas, que de uma forma ou outra, contribuam para enriquecer o programa destas comemorações.

Contamos com todos e todas que se queiram juntar a esta festa e que com o seu precioso apoio e estímulo nos permitam continuar a lutar pela continuidade deste projeto que teimamos em manter vivo e que tão necessário é nos tempos que hoje vivemos.

>> Site
>> Facebook

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,876,451