"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Era uma vez um país cheio de histórias fantásticas


Factos, fantasias, medos e esperanças. O livro Lendas Tradicionais Portuguesas, conta-nos como se vivia antigamente, através das histórias fantásticas nascidas em tempos longínquos e vivas ainda hoje na memória popular.


Uma edição Guerra e Paz, na colecção Livros CMtv, que reúne mais de 20 lendas originárias de todos os distritos e regiões autónomas do nosso país. D’A Lagoa das Sete Cidades a’Os Amores de Pedro e Inês, d’A Gruta de Camões a D. Rodrigo, o protector dos enamorados, recupere o melhor da tradição oral e do nosso património mais popular neste livro para toda a família. Lendas Tradicionais Portuguesas chega às bancas e livrarias a partir do dia 20 de abril.

Num país com quase 900 anos de História, muitas são as estórias que nos chegaram pela boca dos nossos avós, que as ouviram dos avós deles à volta das fogueiras em que se aquecia a noite e se fumavam os enchidos da aldeia. Apelidadas de lendas, essas estórias fantásticas, quase sempre com uma base factual, marcaram a História de Portugal e deram inclusive origem aos nomes de algumas das nossas localidades.

Como contributo para perpetuar essa tradição oral e celebrar a memória coletiva, a Guerra e Paz Editores, com o apoio do Grupo Cofina, publica Lendas Tradicionais Portuguesas, livro que, divulga e valoriza uma parte deste património imaterial tão rico, centrando-se, em particular, nas lendas de amor, por vezes felizes, outras vezes trágicas, mas aqui incluídas pela sua beleza ou curiosidade.

Pelo enlevo dos seus enredos, as lendas – do latim legenda, «coisas que devem ser lidas» – transportam-nos a um tempo sem tempo, para um mundo que apenas conhecemos pela mão de príncipes e princesas, de mouras encantadas, de amantes desencontrados e amores proibidos, como o do infante D. Pedro e de D. Inês de Castro, aia da sua mulher D. Constança Manuel.

Lendas Tradicionais Portuguesas incluem narrativas originárias de todos os distritos de Portugal e regiões autónomas de Portugal. Desde as mais conhecidas, como a da lagoa das Sete Cidades, da ilha de São Miguel, a outras talvez menos divulgadas, mas igualmente preciosas, como a da «cabeça da velha», da serra da Peneda, ou a de D. Rodrigo de Mascarenhas, de Loulé.

Um obra de divulgação da cultura popular portuguesa, que vai querer partilhar com familiares e amigos ou nas redes sociais. Perpetue a tradição oral e celebre a memória coletiva do nosso país.

O livro estará disponível nas livrarias e bancas a partir do próximo dia 20 de abril. O 23.º título da coleção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.

Lendas Tradicionais Portuguesas
Guerra e Paz Editores
Coleção Livros CMTV
Ficção / Contos
152 páginas · 15x23 · 11,00€
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,579