"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Chet Faker anuncia novo álbum e apresenta single "Whatever Tomorrow"

 Nick Murphy - produtor, compositor e artista cinco vezes premiado pelos ARIA Music Awards - anunciou o aguardado novo álbum do seu projeto Chet Faker, Hotel Surrender, que será lançado no dia 16 de julho, pela sua própria editora, Detail Records em parceria com a BMG.


De regresso à música que o faz sentir-se bem, Nick Murphy retomou o aclamado projeto Chet Faker em outubro de 2020, após um hiato de seis anos. O resultado é Hotel Surrender: um álbum de 10 faixas compostas e produzidas pelo próprio que reintroduz linhas de baixo poderosas e melodias eletrizantes.

Acerca do álbum, Nick Murphy refere que “houve muitos fatores fortes que me fizeram mudar de perspectiva. De facto, pensei na música sob uma luz diferente e, agora, vejo isso como uma espécie de terapia. Acho que costumava ver isso como uma situação difícil, como se estivesse numa cruzada ou numa odisseia criativa. Agora vejo como algo mais xamanístico. Temos de encontrar alguma luz - ou às vezes escuridão, aquilo que for - e partilhá-la. Percebi que era esse o coração do projeto Chet Faker. Senti que o mundo estava a sofrer e pensei que podia contribuir um bocadinho para tentar dar um pouco de alegria às pessoas”.

Antes do lançamento do álbum, chega Whatever Tomorrow, o single mais recente de Chet Faker. Numa linha semelhante aos singles antecessores, Low e Get High, Whatever Tomorrow é uma continuação dos movimentos fluídos da alma de Murphy. Após um ano de incertezas devido à pandemia, Murphy encara de frente a ambivalência do nosso futuro. Desde uma introdução falada, passando pela produção lenta e enérgica e indo até aos vocais inconfundíveis, a faixa está repleta de DNA Chet Faker. Como uma aceitação e rendição ao futuro, o videoclipe reflete estes temas com Murphy a aparecer num televisor com imagem granulada em tecnicolor, que pode assemelhar-se a um cenário intergaláctico.

Sobre Whatever Tomorrow, o músico refere que “é uma revolta contra a ideia de que temos de esperar pelas coisas que precisamos. Que se lixe o amanhã, nós merecemos as nossas vidas agora”.

Estando ligado à BMG desde o ano passado, Nick Murphy - criado em Melbourne e a morar em Nova Iorque - apresentou o primeiro single do novo álbum - Low – sendo o primeiro lançamento de Chet Faker desde 2015, seguindo-se Get High, que contribuiu ainda mais para a projeção do artista. Até ao momento, os dois singles acumularam mais de 11 milhões de streams apenas no Spotify, conseguiram centenas de inserções em playlists na Apple Music, Spotify e Amazon Music e chamaram a atenção em todo o mundo, incluindo referências na Rolling Stone, Hypebeast, NME, Uproxx, Consequence of Sound, entre outras.

O projeto Chet Faker de Nick Murphy nasceu em 2012 com o EP Thinking in Textures, sagrando-o como Artista Revelação do Ano e Melhor Single/EP Independente nos AIR Awards. No ano seguinte, a sua cover da música No Diggity, dos Blackstreet, teve uma grande projeção no Super Bowl de 2013. Em pouco tempo, o álbum de estreia de Chet Faker, em 2014, Built on Glass, chegou ao primeiro lugar do top ARIA australiano e apareceu três vezes no top dez do triple j’s Hottest 100. O álbum chegou a disco de platina e valeu a Murphy cinco ARIA Awards, nomeadamente, Melhor Artista Masculino, Melhor Lançamento Independente, Melhor Artista de Cover, Engenheiro do Ano e Produtor do Ano.

Em 2016, Nick Murphy revelou que no trabalho seguinte usaria o seu nome verdadeiro, sob o qual lançou o EP Missing Link, em 2017, o álbum, em 2019, com grooves pop e eletrónicos marcantemente mutantes, Run Fast Sleep Naked, e o sublime disco instrumental Music For Silence, em março de 2020, uma coleção de ambientes que estreou na app dedicada ao sono e à meditação, Calm.

CHET FAKER

FACEBOOK
| INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,504