"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

2ª temporada do podcast de Luísa Sobral estreia com Fausto Bordalo Dias

À semelhança da primeira temporada, poderemos contar com 12 episódios, lançados semanalmente à quinta-feira, em que a autora vestirá o papel de entrevistadora e nos levará a conhecer, junto a outros letristas e compositores que nos são queridos, variados processos de escrita de canções.


A primeira temporada do podcast contou com 12 convidados: Carolina Deslandes, Capicua, Miguel Araújo, Pedro da Silva Martins, David Fonseca, João Monge, Diogo Piçarra, Mafalda Veiga, Tim, Márcia, Jorge Palma e Tiago Bettencourt. Os artistas de diferentes gerações, múltiplos géneros e percursos musicais  partilharam histórias relacionadas com as suas carreiras e formas de escrever canções, sempre num tom descontraído e divertido. No final de cada conversa, Luísa convidava os músicos a acrescentar um verso a um poema em construção — no final, restou um poema escrito a 12 mãos que fazem parte do imaginário musical português. A estreia foi muito bem recebida pelo público e crítica, tendo o podcast superado já as 50 mil audições destacando-se, em fevereiro e março de 2021, como o podcast de música mais ouvido em Portugal na Apple Podcasts.

O Avesso da Canção volta assim a todas as plataformas digitais a partir do dia 22 de abril. A segunda temporada continua a busca e pesquisa dos nossos compositores e letristas, descobrindo o que está por detrás das suas canções. Um registo que poderá, quiçá, perdurar como arquivo para futuros compositores.

A imagem de O Avesso da Canção permanece nas mãos de Camila Beirão dos Reis, que já tinha colaborado com Luísa nas ilustrações e design do seu último disco de originais, Rosa.

Luísa Sobral é uma das cantoras-compositoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses. Estreou-se em 2011 com a edição de The Cherry on My Cake, álbum que celebra este ano o seu décimo aniversário. Seguiu-se There’s A Flower In My Bedroom (2013), com convidados como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha, o disco de crianças Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa (2014) e Luísa (2016), que foi gravado em Los Angeles pelo prestigiado produtor norte-americano Joe Henry. Em 2018, editou Rosa, produzido pelo catalão Raul Refree, um álbum delicado assente num registo intimista em que Luísa arriscou novos territórios na composição e arranjos. 'Maria do Mar', 'O Melhor Presente' e o arrebatador dueto com Salvador Sobral em 'Só Um Beijo' são apenas alguns exemplos.

Ao longo dos últimos anos, Luísa tem visto a sua faceta de compositora realçada. Para além de ter composto a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema 'Amar pelos Dois', interpretado pelo seu irmão, Salvador Sobral, tem escrito regularmente para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Marco Rodrigues, Mayra Andrade, Sara Correia, entre outros.

Recorde a primeira temporada de O Avesso da Canção

Explore os doze episódios da temporada de estreia de O Avesso da Canção. Entre nos bastidores desta arte muitas vezes solitária e invisível que é a escrita de canções.
Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,906