"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Loulé assinala mês da prevenção dos maus-tratos na infância

É de uma forma simbólica, com a colocação de três laços azuis na fachada do edifício dos Paços do Concelho e das instalações da CPCP – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé, que a Câmara Municipal de Loulé se associa às ações do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, mas também com algumas iniciativas no terreno.


Durante o mês de abril, pretende-se alertar para esta problemática para a qual a sociedade tem criado, ao longo dos anos, mecanismos de combate, nomeadamente através do papel das CPCJ. Ao mesmo tempo, é fundamental o envolvimento de todos os cidadãos nesta luta.

A Autarquia e a CPCJ lançaram igualmente o desafio aos parceiros, nomeadamente escolas, juntas de freguesia, IPSS, entre outros, para a construção de laços azuis, num sinal que pretende chamar a atenção da sociedade para a importância de promover o bem-estar das crianças, tanto no seio familiar, como noutro contexto.

Por outro lado, o edifício principal da Câmara de Loulé e o Monumento ao Engº Duarte Pacheco permanecerão iluminados durante a noite com uma luz azul, a cor que simboliza a luta contra os maus-tratos a crianças.

“Os maus-tratos, sejam físicos, psicológicos ou sociais, são como grandes problemas para o desenvolvimento das crianças, com consequências graves ao longo da sua vida. É um dever dos agentes públicos e privados, mas, acima de tudo, de cada cidadão, contribuir para a prevenção destas situações que, infelizmente, em muitos casos têm um desfecho trágico. Enquanto autarca neste território, cabe-me realçar o papel que a CPCJ de Loulé tem tido no acompanhamento protetivo de situações e no apoio aos menores de idade, crianças e jovens, que se encontram em risco e perigo”, sublinha Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

O “Movimento do Laço Azul” teve origem em 1989, quando uma avó norte-americana, no estado da Virginia, - Bonnie W. Finney -, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, num gesto de alerta para o combate aos maus-tratos na infância. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo e o neto acabou mesmo por ser assassinado pelos progenitores.

O movimento espalhou-se a nível mundial e foi decisivo no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças e para a importância da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos, como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso e a negligência infantil.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,818,829