"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luiz Caracol disponibiliza edição especial de "só.tão"

Depois de uma apresentação ao vivo totalmente esgotada na Malaposta, Luiz Caracol edita “só.tão” em versão física, uma edição limitada do EP, em CD e cassete.


Esta estreia vem acompanhada da faixa bónus “Dói-me o País”, apresentada pela primeira vez no Festival RTP da Canção 2020.

No dia 21 de Abril, Luiz Caracol lança em CD e cassete, uma edição limitada do seu último EP “só.tão”. Apresentado ao vivo pela primeira vez em Dezembro do ano passado, no Centro Cultural da Malaposta, e perante uma plateia esgotada, os temas do EP chegam finalmente aos ouvidos dos fãs numa edição que será acompanhada de uma faixa bónus “Dói-me o País”, tema apresentado pela primeira vez no Festival RTP da Canção 2020, juntamente com Gus Liberdade. Luiz conta-nos ainda: “Este single resulta de uma parceria autoral com o autor e escritor António Avelar de Pinho, e foi inspirado nas dores sociais que muita gente sente, mas que as sociedades teimam em não querer ver e aceitar que existem.” Os discos poderão ser adquiridos através do Bandcamp do artista ou por encomenda via e-mail para management.luizcaracol@gmail.com

A mistura cultural que Luiz Caracol sempre teve presente na sua vida, faz dele o artista que é hoje. Português e filho da pátria-língua portuguesa, a música do cantor apresenta desde traços da MBP brasileira, a influências luso-africanas, combinadas com o seu lado multi- instrumentista. O EP “só.tão” representa exactamente as características do seu autor, num tom mais intimista através da sua veia de cantautor, na criação de paisagens sonoras com travo a crioulo português. “só.tão” conta com três faixas - “Olha a Onda”, “Vai Lá” e “Likes por Amor” - criadas durante o primeiro confinamento da pandemia, e gravadas a partir do seu estúdio caseiro localizado no sótão, onde confessa “o período de isolamento foi tão desafiador quanto intenso”.

Mas nem a pandemia atrasou Luiz Caracol no que toca a novas ideias. Para além de “só.tão”, criou também a “Rádio Meio Minuto”, de forma a criar conteúdos musicais para as suas redes sociais. Assim, todas as semanas apresenta um novo tema, original ou de alguém que o inspire, em formato Multi Player, onde cada quadrado do vídeo é um instrumento diferente ou voz que, juntos, constroem a música como a ouvimos. O resultado é visível na sua página de Instagram.

Da mesma forma, o músico integra o leque de convidados do programa “Rua das Pretas” emitido pela RTP, estando a sua estreia prevista para o dia 17 de Maio, numa sessão onde partilha o palco com Susana Félix e Susana Travassos, e interpreta dois temas a solo e um outro com Pierre Aderne que é na verdade o mentor deste formato. Durante os anos 60 e 70 no Rio de Janeiro, Vinicius de Morais costumava fazer tertúlias em sua casa, onde juntava músicos, cantores e autores convidados e partilhavam entre si novas ideias e canções. Aquando da criação da “MPB - Música Portuguesa Brasileira”, Pierre Aderne tentou recriar estas tertúlias com autores e cantores da lusofonia, transportando agora o conceito para televisão.

Depois de ser obrigado a cancelar a sua tour de apresentação do EP, prevista para os meses de fevereiro, março e abril, devido à pandemia, o artista promete muito em breve anunciar as datas de substituição, incluindo alguns espetáculos que terão a particularidade de ser direcionados às crianças. Para isso, vai fazer-se acompanhar de uma componente audiovisual, em que cada tema terá a sua própria ilustração ao vivo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,212,916