"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Catálogo do Museu de São Roque

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinala o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, com várias novidades editoriais, entre as quais, a reedição do Catálogo do Museu de São Roque, doze anos depois da primeira edição.


O Museu de São Roque é um dos mais importantes símbolos do património cultural da SCML. Com uma invejável coleção de arte sacra portuguesa, o acervo do museu integra coleções de pintura, escultura, ourivesaria, iluminura, têxteis, relicários e frontais de altar do séc. XVI ao XIX. Da sua coleção faz também parte o Tesouro da Capela de S. João Baptista, composto por peças litúrgicas de ourivesaria e paramentaria, de artistas italianos do séc. XVIII.

O Museu de São Roque foi um dos primeiros museus de arte a serem criados em Portugal. Abriu ao público em 1905, como Museu do Thesouro da Capela de São João Baptista, em evocação da coleção de arte italiana, na origem da sua criação.

Ficou instalado no edifício da antiga Casa-Professa da Companhia de Jesus em Lisboa, espaço contíguo à Igreja de São Roque, doado à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 1768, após a expulsão dos jesuítas.

Esta nova edição do catálogo apresenta as obras de arte expostas, reunindo contributos de historiadores, designadamente de Teresa Leonor Vale, doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do ilustrador Luis Chimeno Garrido e de fotógrafos como António Homem Cardoso e Luciano Pedicino Cintra.

Coordenação Geral: Margarida Montenegro; Coordenação Científica: Teresa Freitas Morna: Coordenação Editorial: João Miguel Simões, Maria João Ferreira e Samuel Esteves.

Autores: António Filipe Pimentel – A.F.P. António Meira Marques Henriques – A.M.M.H. Gonçalo de Carvalho Amaro – G.C.A. Helena Alexandra Soares Mantas – H.A.S.M. João Miguel Simões – J.M.S. Magda Tassinari – M.T. Maria do Carmo Lino – M.C.L. Maria Filomena Brito – M.F.B. Maria João Ferreira – M.J.F. Maria Mónica Carrusca Pimenta de Brito – M.M.C.P.B. Nuno da Cruz Grancho – N.C.G. Nuno Vassallo e Silva – N.V.S. Pedro Dias – P.D. Sílvia Linhares de Freitas Pereira – S.L.F.P. Teresa Freitas Morna – T.F.M. Teresa Leonor Vale – T.L.V.

Assessoria Técnica: Revisão científica: João Miguel Simões, Maria João Ferreira e Teresa Leonor Vale (escultura, ourivesaria e relicários)

Fotografia: António Homem Cardoso Archivo dell’Arte, Nápoles – Luciano Pedicini Cintra & Castro Caldas, Lda. Direção de Comunicação e Imagem da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa / Núcleo de Audiovisuais e Multimédia – Carlos Sousa Henrique Ruas Instituto dos Museus e da Conservação / Divisão de Documentação Fotográfica – Luísa Oliveira Júlio Marques Luciano Pedicini / Archivo dell’Arte, Nápoles Museu Nacional de Arte Antiga / Susana Campos, 2015 Pedro Aboim Borges Soprintendenza per il P.S.A.E. e del Polo Museale della Città di Napoli, Nápoles

Ilustrador: Luis Chimeno Garrido

Ano de publicação: outubro, 2020
Editor: SCML | Museu de São Roque
Edição: 3.ª edição, revista e aumentada
ISBN: 9789728761301 (PT)

Este livro tem um PVP de 20,00€ e pode ser adquirido com 10% desconto na loja do Museu de São Roque, em Lisboa ou na loja online da Cultura SCML, através do endereço lojadacultura.scml.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,590,847