"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Convento de São Pedro de Alcântara - Volume 4

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinala o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, com várias novidades editoriais, entre as quais, na área do Património a publicação Convento de São Pedro de Alcântara - Volume 4.


O quarto volume sobre o património imobiliário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com interesse histórico e artístico, é dedicado ao convento de São Pedro de Alcântara, situado no Bairro Alto.

Convento franciscano, da Província da Arrábida, construído no último quartel do século XVII, no contexto das guerras da restauração da independência nacional, por vontade de D. António Luís de Meneses, 3.º Conde de Cantanhede e 1.º Marquês de Marialva.

Destaca-se, no seu interior, a Capela dos Lencastres, mandada edificar pelos testamenteiros de D. Veríssimo de Lencastre, Cardeal de Portugal e Inquisidor Geral do Reino. As paredes da capela são decoradas com mármores embutidos de várias cores, de influência italiana. Somente o teto está pintado com frescos de Francisco Pais, de finais do século XVII. No altar podem admirar-se colunas em mármore do barroco italiano. No centro do mesmo, destaca-se o brasão de armas de D. Verísssimo.

Neste volume são relatadas as diferentes fases de construção do convento, incluindo a reabilitação mais recente, que contou com a colaboração e o diálogo permanentes entre os especialistas envolvidos, designadamente historiadores de arte e arquitetos.

Coordenação Geral: Maria Eduarda Napoleão;
Coordenação Editorial: Centro Editorial / Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Autores: História, urbanismo e arquitetura João Miguel Simões; Do Recolhimento das Órfãs à Escola de Auxiliares Sociais de São Pedro de Alcântara Luísa Colen; Património artístico subsistente João Miguel Simões; Do Bairro Alto para o mundo: a Casa do Impacto Inês Sequeira; Projeto de reabilitação Departamento de Gestão Imobiliária e Património / Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ilustrador: Silvadesigners
Maquetização: Ophelia – Estúdio Design & Comunicação
Revisão: João Miguel Simões

Fotografia e Imagem: Biblioteca da Ajuda / Direção Geral do Património Cultural Fundação Oriente; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia / Direção de Comunicação e Marketing da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Museu de São Roque / Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo; Museo Nacional de Escultura, Valhadolid, Espanha; Museu Nacional de Arte Antiga

Agradecimentos: Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda; Fundação do Oriente; Museo Nacional de Escultura, Valhadolid, Espanha; Museu Nacional de Arte Antiga; Vitor Serrão / ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Ano de publicação: novembro, 2020
Editor: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
ISBN: 9789899021242

Este livro tem o PVP de 25,00€ e pode ser adquirido com 10% desconto na loja do Museu de São Roque, em Lisboa ou na loja online da Cultura SCML, através do endereço lojadacultura.scml.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,324