"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tomar inaugura Eco-Trilho da Vala

A Terra bem precisa de ser celebrada, para não nos esquecermos que é a casa comum em que vivemos, e que por isso devemos todos cuidar dela.


E o Sol ajudou, nesta manhã de quinta-feira, afastando as nuvens para dar brilho à iniciativa com que professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município de Tomar e a Junta de Freguesia Urbana, assinalaram o Dia Mundial da Terra.

Tratou-se da inauguração do Eco-trilho da Vala, um percurso pedestre que começa à entrada da antiga Fábrica de Fiação, seguindo depois ao longo da margem direita da Vala da Fábrica (o canal artificial criado para suprir as necessidades de água daquela indústria), até ao Açude de Pedra, e regressando depois pela margem esquerda.

Todo o espaço foi limpo, particularmente do excesso de vegetação, bem como criadas barreiras de segurança junto ao Açude. A limpeza que entretanto tinha sido promovida no próprio açude e ao longo do leito do rio para jusante permite que este seja um passeio delicioso para os sentidos, pois também os cheiros primaveris são agora intensos. E, em particular na segunda parte do trilho, é possível encontrar diversas espécies autóctones em plena floração ou com as tonalidades frescas da folhagem nascente.

O Eco-trilho está também identificado com alguns painéis que ajudam o caminhante a perceber o enquadramento histórico e natural de todo aquele espaço, criados por professores e alunos, com o apoio gráfico do Município. Foram esses mesmos professores e alunos que acabaram por fazer uma visita guiada ao percurso que, como sublinhou o vereador Hugo Cristóvão, é mais um dos vários trilhos que têm estado a ser implementados ao longo do concelho, sempre com a parceria fundamental com escolas, associações, juntas de freguesia ou outras entidades que ajudam à sua criação mas também à manutenção.

Agora, é só fazerem-se ao caminho.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,603