"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto "Cultura para Todos em Esposende"

A Escola Básica de Gemeses acolheu, a primeira sessão da ação “Inclusão e Acessibilidade na Literacia e na Música”, que integra o projeto “Cultura para Todos em Esposende”, que o Município está a desenvolver junto da comunidade concelhia.


Esta iniciativa, uma das várias ações deste projeto, visa promover o respeito pela diferença, envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades (invisualidade, surdez, perturbação do desenvolvimento intelectual), promovendo o interesse e a motivação para a leitura, através da mistura de ingredientes imprescindíveis para o sucesso pessoal e académico, numa perspetiva multidisciplinar.

Trata-se de um projeto musical e literário, da autoria de Pedro Pestana, que está a ser desenvolvido junto da comunidade escolar dos vários estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Através da apresentação do áudio-livro “As Histórias do João Balão” pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela diferença envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades, motivando-os para a leitura.

Estas ações consistem em espetáculos acessíveis e inclusivos, permitindo que qualquer aluno, independentemente da sua condição, possa assistir e participar no próprio espetáculo e nas fases subsequentes. Em cada sessão são interpretadas músicas, os alunos interagem com o autor em formato de entrevista, assistem a uma música em Língua Gestual Portuguesa e têm oportunidade de aprender alguns gestos, podendo, ainda, explorar o livro em Braille e participar numa sessão de perguntas e respostas.

Previamente, foram distribuídos áudio-livros convencionais e áudio-livros em braile nas diversas escolas, para que os alunos os pudessem trabalhar, antecipadamente, e tirar o máximo partido destas sessões.

A sessão em Gemeses contou com a presença da vereadora da Cultura e Educação, Angélica Cruz, que desafiou a comunidade escolar a explorar a temática e o livro para a consecução dos objetivos pretendidos.

A decorrer desde o início deste ano, o projeto “Cultura para Todos em Esposende” prolongar-se-á até final de 2022, num investimento global de cerca de 170 000 euros, financiado a 85% no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A sua execução encontra-se em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,821,043