"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Fernão de Magalhães

Herói, traidor ou mito: a história do primeiro homem a abraçar o mundo
 

 

O autor: José Manuel Garcia
Género: História divulgativa
Nº de páginas: 326
Data de saída:  2 outubro 2019
Manuscrito Editora – Grupo Editorial Presença
P.V.P.: 17,90 €

 

Entre 1505 e 1512, Fernão de Magalhães fez a primeira metade da sua viagem em torno da Terra, estendendo o braço direito para oriente. O braço esquerdo foi lançado para ocidente entre 1519 e 1521, tornando-o assim no primeiro homem a realizar a viagem de circum-navegação do planeta.

O historiador José Manuel Garcia traz-nos um relato completo desta viagem à volta do mundo, sem esquecer o homem que ultrapassou o estreito que ganhou o seu nome: Estreito de Magalhães.

Herói, traidor dos interesses portugueses ou mito, esta personagem, uma das mais famosas da nossa História, tem despoletado grandes questões que aqui se procuram esclarecer. Dotado de uma tenacidade inabalável e de uma sabedoria na arte de navegar, uniu oceanos e ligou mundos naquilo que foi a origem do processo de globalização que agora vivemos.

Baseado numa apurada investigação e consulta de fontes, este livro conta a história de como foi feita a mais difícil, longa e significativa viagem marítima. Uma proeza que ficou marcada na História da Humanidade.

Sobre o autor:

Nasceu em Santarém em 1956 e doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha em Lisboa, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Para além de participar na organização de numerosas exposições e congressos e na edição de livros de vários autores, catálogos e atas, proferiu inúmeras conferências em Portugal e no estrangeiro e publicou uma abundante bibliografia sobre a História de Portugal e dos Descobrimentos, contando nomeadamente com livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa. Seguem-se alguns exemplos: História de Portugal: uma visão global (1981); As Viagens dos Descobrimentos (1983); Ao Encontro dos Descobrimentos: temas de História da Expansão (1994); Breve História dos Descobrimentos e Expansão de Portugal (1999); A Viagem de Vasco da Gama à Índia, 1497-1499 (1999); Pedro Álvares Cabral e a Primeira Viagem aos Quatro Cantos do Mundo (2001); A Viagem de Fernão de Magalhães e os Portugueses (2007); O Livro de Francisco Rodrigues: o primeiro atlas do mundo moderno (2008); Descobrimentos, coleção de 9 volumes (2015); O Terrível: a grande biografia de Afonso de Albuquerque (2017).

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,962,406