"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O que farei quando tudo desaparece?

Assírio & Alvim edita "O Livro da Piedade e da Morte", possivelmente a obra mais comovente de Pierre Loti.


É possível que a sua vida ausente, passada nos lugares mais exóticos do globo, tenha afastado Pierre Loti da discussão literária. Mas diríamos ser precisamente essa experiência de mundo, essa universalidade que se espraia pela sua obra, que nos lembra o quanto devemos ao autor de O Livro da Piedade e da Morte. São onze quadros de uma vida que nos toca, enreda e nos devolve a questão primordial: o que farei quando tudo desaparece? Uma influência-chave na obra de Proust, aprendamos com Loti e digamos, como o seu discípulo: resgatarei o tempo, farei recordar.

Exemplo de uma honestidade crua, O Livro da Piedade e da Morte é possivelmente a obra mais comovente de Pierre Loti. Em onze pequenos textos, cruzam-se os relatos daqueles — humanos e animais — cujas vidas o escritor quis imortalizar face ao efeito irreparável da morte: as memórias da tia Claire, as brincadeiras de duas gatas, ou o luto das viúvas de marinheiros islandeses, fragmentos de uma vida cristalizados nestas breves páginas.

«Esta necessidade de lutar contra a morte é, aliás — depois do desejo de fazer algo, se nos sentirmos capazes —, a única razão imaterial que se tem para escrever.»
Pierre Loti

SOBRE O LIVRO
Título: O Livro da Piedade e da Morte
Autor: Pierre Loti
Tradução: Diogo Paiva
N.º de Páginas: 208
PVP: 9,90€
Coleção: Gato Maltês

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Pierre Loti

Pseudónimo do escritor e oficial da marinha Louis-Marie-Julien Viaud, Pierre Loti nasceu em Rochefort, em França, a 14 de janeiro de 1850. A sua carreira naval permitiu que viajasse pelo mundo, experiência que irá marcar fortemente os seus romances autobiográficos e impregnados de um exotismo nostálgico. Embora dispensado das reuniões presenciais devido aos seus deveres militares, o autor foi eleito membro da Academia Francesa a 21 de maio de 1891, facto que explicará o respeito que os seus pares escritores lhe deverão ou ainda a decisiva influência que desempenhou, a título exemplar, na obra de Marcel Proust. Escrevendo a um ritmo incessante, entre um a dois livros por ano, Loti fala-nos de lugares tão diversos como a China, o Japão, o Senegal, Marrocos ou a Ilha de Páscoa. Destacam-se as suas obras O Pescador de Islândia (1886), O Livro da Piedade e da Morte (1891) e As Desencantadas (1906). Morre a 10 de junho de 1923, em Hendaye.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,384