"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Redescobrir "José Saramago Nas Suas Palavras"

Porto Editora publica recolha de textos ditos e escritos pelo prémio Nobel entre 1984 e 2009. Um documento fundamental para melhor entender o homem e o escritor, com edição e seleção de Fernando Gómez Aguilera.


José Saramago nas Suas Palavras, de Fernando Gómez Aguilera, é um contributo inestimável e imprescindível para estudiosos e público em geral que pretendam conhecer a obra e o pensamento do Prémio Nobel português. Nestes textos de vários géneros, recolhidos em jornais e revistas, portugueses e estrangeiros, revelam-se os universos de referência do autor, as suas interpretações e pontos de vista, que evidenciam o seu conhecimento profundo da História, das culturas sobre as quais se pronunciou, das questões de atualidade que apreciou e comentou, e que lhe conferem um estilo pessoal, assertivo e estético, exemplar.

«Dificilmente se poderia entender hoje de modo adequado a figura do escritor sem ter em consideração a sua faceta pública, a qual, vista em perspetiva, adquire a forma de uma espécie de comportamento ativista contínuo, aproveitando a plataforma oferecida pela imprensa e pelas tribunas para difundir as suas ideias e combater os desvios que, segundo ele, perturbam a ordem do mundo e o bem-estar da humanidade», sublinha Aguilera no prefácio da obra. A tradução dos textos em espanhol, inglês, francês e italiano é de Cristina Rodriguez e Artur Guerra.

SOBRE O LIVRO
Título: José Saramago Nas Suas Palavras
Autor: Fernando Gómez Aguilera
Tradução: Cristina Rodriguez e Artur Guerra
Páginas: 688
PVP: 25,00€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Fernando Gómez Aguilera

Poeta, ensaísta e filólogo de formação, trabalhou como professor de literatura espanhola. É diretor da Fundação César Manrique (Lanzarote) e curador da Fundação José Saramago. Em 2007 preparou uma grande exposição dedicada à vida e trajetória literária de José Saramago, inaugurada na sede da Fundação César Manrique, e que posteriormente se apresentou em Lisboa (Palácio da Ajuda), em São Paulo e no México. Conhecedor da obra do escritor português, apresentou vários livros seus e publicou ensaios e críticas literárias sobre a narrativa do Prémio Nobel da Literatura de 1998.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,211,368