"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

D. Maria II lança 7 eBooks e reforça projeto editorial

Sete volumes da coleção Biografias do Teatro Português, coeditada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Nacional São João, podem agora ser adquiridos online, em versão eBook.


Com o objetivo de reforçar o seu projeto editorial e alargar o acesso a obras essenciais para a investigação e divulgação do património teatral, o Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda e o Teatro Nacional São João, lançou 7 eBooks da coleção Biografias do Teatro Português.

As biografias Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (vol. 1), Alfredo Cortez (vol. 2), António Pedro (vol. 3), Emília das Neves (vol. 4), Francisco Palha (vol. 7), António Pinheiro (vol. 8) e Abílio de Mattos e Silva (vol. 9) estão agora disponíveis na versão eBook, pelo valor de 3,99€, podendo ser adquiridas no site da Leya e noutras plataformas online.

 

A coleção de Biografias do Teatro Português, com coordenação científica de Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos, consiste num conjunto de 11 obras de divulgação teatral, que pretendem contribuir para o conhecimento do teatro português, promovendo a investigação e a publicação de estudos de caráter histórico que tenham as artes do espetáculo como objeto. Com 9 volumes publicados até ao momento (7 dos quais já disponíveis também em versão eBook), esta coleção ficará completa até ao final do ano, com a publicação das biografias de João Anastácio Rosa, ator e escultor do século XIX, e João Guedes, ator e encenador.

 

Com um foco nos séculos XIX e XX, a coleção apresenta um percurso histórico do teatro português, feito a partir de cada individualidade. O volume 1 é o único que não se dedica apenas a uma personalidade, mas sim à companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, que geriu o Teatro Nacional D. Maria II durante o maior período de tempo ao longo da sua história, entre 1929 e 1964, tendo desempenhado um papel incontestável no panorama teatral português o século XX.

 

Biografias do Teatro Português é uma das coleções pertencentes ao projeto editorial do D. Maria II, lançado em 2009 e que, desde então, conta já com cerca de 90 títulos de edições próprias, coedições e/ou parceria editoriais. Integrado na missão do Teatro Nacional D. Maria II, o seu projeto editorial pretende promover a dramaturgia portuguesa, a investigação e divulgação do património teatral e, também, a documentação e reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas. Deste projeto fazem parte coleções como Textos de Teatro, Estudos ou Biblioteca Básica de Teatro, para além de outras dezenas de publicações que podem ser adquiridas na Livraria do Teatro.

 

Mais informações sobre o projeto editorial do D. Maria II aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,208,167