"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Odiolândia" da psicóloga Teresa Paula Marques

O livro que ensina como nos podemos proteger - e às nossas crianças - do ódio que circula nas redes sociais.


Quando aceitou ser a SuperNanny portuguesa, a psicóloga Teresa Paula Marques estava longe de imaginar que, durante meses, seria ofendida, odiada e alvo de notícias falsas e de boatos maldosos nas redes sociais.

Atirada de forma repentina para a odiolândia, decidiu escrever este livro - na perspetiva de vítima, sim, mas também como psicóloga e investigadora. O objetivo é chamar a atenção para o fenómeno do ciberbullying, ajudar a preveni-lo e a combatê-lo.

Já ouviu falar de haters, trolls, bots ou de fake news? Aqui vai perceber como estes mecanismos estão ao serviço do ódio e da desinformação, as suas consequências e o que fazer para combatê-los.

A autora apresenta-lhe também dicas e estratégias para proteger-se, a si e às crianças. Acha que o seu filho está seguro na Internet? Talvez seja melhor pensar duas vezes.

E porque importa dar voz às vítimas, neste livro vai encontrar também relatos de quem já foi - ou continua a ser - alvo de discurso de ódio. Herman José, Cláudio Ramos, Maria Botelho Moniz, Manuel Luís Goucha e Joana Latino são algumas das mais de vinte personalidades que aceitaram partilhar o seu testemunho na primeira pessoa.

Sobre a autora: É licenciada e mestre em Psicologia Clínica e doutorada em Psicologia da Educação. Há trinta anos que acompanha crianças, adolescentes e adultos em clínica privada.

É também docente convidada na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, responsável por dois cursos de formação avançada no ISPA e oradora em palestras sobre questões ligadas à parentalidade.

Publicou sete livros de psicologia da criança e do adolescente como autora, e outros três como co-autora. Tem vários artigos científicos publicados na área da ciberpsicologia, tendo inclusive sido esta a temática abordada na sua tese de doutoramento.

É frequentemente convidada pela comunicação social para comentar temas da atualidade.

https://teresapaulamarques.com/

Título: Odiolândia
Subtítulo: Como nos podemos proteger do ódio nas redes sociais
A autora: Teresa Paula Marques (psicóloga)
Género: Atualidade, Psicologia, Parentalidade
Nº de páginas:  292
P.V.P.:  15,90 €
Editora Manuscrito
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,728