"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma grande personagem revela um grande escritor

Porto Editora publica Quarteto de Havana — Volume I, de Leonardo Padura. Eis as primeiras aventuras do carismático detetive Mario Conde.


Um Passado Perfeito e Ventos de Quaresma compõem o primeiro volume de Quarteto de Havana, no qual Leonardo Padura nos deu a conhecer a grande figura de Mario Conde, escritor frustrado e detetive talentoso (o que só aumenta a sua frustração), grande fã de jazz e de Hemingway; um homem que tem sempre com que se preocupar: os crimes que investiga e o passado que, ao mesmo tempo, o sustenta e o devora. No segundo semestre do ano, será editado o Volume II destas aventuras policiais.



SOBRE O LIVRO
Quarteto de Havana — Volume I
No primeiro fim de semana de 1989, durante uma dura ressaca alcoólica, Mario Conde é acordado pelo toque do telefone. Do outro lado, o seu chefe na Central atribui-lhe uma missão urgente: descobrir o que aconteceu a Rafael Morín, um homem com uma carreira brilhante, um futuro promissor e um passado aparentemente perfeito, que está em parte incerta desde o dia de Ano Novo. O que o chefe não sabe é que o desaparecido é um dos antigos colegas de escola de Conde, e que o seu envolvimento neste caso o fará reviver antigos amores com Tamara, a esposa de Rafael Morín.
Já em Ventos de Quaresma, Mario Conde é chamado para resolver o estranho homicídio de uma exemplar professora de Química do Pré-universitário que, anos antes, também ele frequentou. Ao mesmo tempo, conhece Karina, uma sedutora amante de jazz por quem se perde de amores. E assim, entre os quentes ventos do sul e uma paixão inesperada, Mario Conde vive dias marcados pela decadência moral, o tráfico de influências, a fraude e o consumo de drogas, mas também pela divertida e nostálgica lembrança dos tempos de juventude.

Título: Quarteto de Havana — Volume I
Autor: Leonardo Padura
Tradução: Helena Pitta
Páginas: 412
PVP: 18,80€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Leonardo Padura

Nasceu em Havana em 1955. Licenciado em Filologia, trabalhou como guionista, jornalista e crítico, tornando-se sobretudo conhecido pela série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde, traduzidos para inúmeras línguas e vencedores de prestigiosos prémios literários, como o Prémio Café Gijón 1995, o Prémio Hammett em 1997, 1998 e 2005, o Prémio do Livro Insular 2000, em França, ou o Brigada 21 para o melhor romance do ano, além de vários prémios da crítica em Cuba e do Prémio Nacional de Romance em 1993. Em 2012, recebeu, também em Cuba, o Prémio Nacional de Literatura pelo conjunto da sua obra. E, em 2015, foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,773,219