"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Central Artes regressa em maio ao Algarve

O Central Artes, projeto de programação cultural em rede que arrancou no Algarve em 2020, reunindo os municípios de Loulé, Albufeira, Faro, Tavira e Olhão, está de volta em 2021.


Após uma paragem forçada na programação, devido à pandemia COVID-19, o programa de artes performativas está de regresso, começando já a 16 de maio em Albufeira, com o espetáculo “El Niño del Retrete - Cartoon Toylette”, pela companhia Teatro nelle Foglie, que traz consigo os workshops “Nos Bastidores” e “Manipulação de objetos de dança” (a 15 e 16, respetivamente).

A programação inclui ao todo 11 espetáculos com companhias internacionais e nacionais – em Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Albufeira – privilegiando a formação criativa e a interação com o público através da realização de workshops e de um programa de base comunitária que envolve diretamente as comunidades locais.

O projeto "Agentes Internos" de Ana Borralho & João Galante, uma produção casaBranca, é destinado a públicos entre os 15 e os 80 anos, com sessões que incluem a realização de uma peça com 10 pessoas em palco, num jogo de perguntas sobre a sustentabilidade em sentido lato.

“Agentes Internos” estará no Auditório Municipal de Albufeira entre 24 e 28 de maio, com uma formação e espetáculo a 29; em Olhão, formação de 31 de maio a 4 de junho e espetáculo a 5, no Teatro Municipal de Olhão e em Faro, em Estoi, formação de 21 a 25 de junho e espetáculo a 26, no Cinema Ossónoba.

A entrada para os espetáculos é gratuita (de acordo com a lotação das salas) e os bilhetes podem ser obtidos no dia e local do espetáculo. Já os workshops/formação necessitam de inscrição prévia, que poderá ser feita através do email centralartes@eventorslab.com.

Recorde-se que esta ótica formativa ou pedagógica faz parte do ADN do projeto, com o objetivo de apoiar e motivar a produção de Cultura na região do Algarve. Trata-se de uma programação cultural em rede que está ligada ao território, à sua identidade e às suas comunidades, por isso, este projeto envolve as pessoas, fazendo com que “subam ao palco” e sintam “o suor e lágrimas” da vida artística e de como essas experiências podem “fazer a diferença nas suas vidas”.

A nível de espetáculos, em Loulé, destaque para “Flotados” por David Moreno e Cristina Calleja, uma performance incrível, que inclui um piano pendurado e bailarinos suspensos, a 28 de maio, incluindo ainda, no dia anterior, dois workshops. “Visual Music and Movement”, das 18h00 às 19h30. Logo após, às 20h30, outro workshop, “Nos Bastidores”, que como o nome indica proporciona uma visita aos bastidores de um espetáculo internacional da programação Central Artes, interação com os artistas e brevíssima contextualização histórica sobre este tipo de evento.

Por sua vez, em Olhão, no dia 10 de julho espetáculo "DistanS" da companhia Vol´e Temps e workshop “Introdução às várias disciplinas circenses” e no dia 9 de julho o Workshop “Nos Bastidores”.

Juntando os cinco municípios do Algarve Central, o Central Artes trará ainda em maio os workshops “Pinto-me dançando” (a 25, em Loulé e a 26 em Albufeira) e mais tarde, em junho, os workshops “Através dos livros”, em Tavira a 14 de junho, Olhão a 15 de junho (na Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago), em Albufeira a 16 de junho (Biblioteca Municipal Lídia Jorge), em Loulé a 17 (Auditório do Convento do Espírito Santo) e em Faro a 18 (Biblioteca Municipal António Ramos Rosa).

O projeto de dois anos vai disponibilizar mais de 50 eventos, alguns deles com datas a divulgar oportunamente, em função da evolução do contexto pandémico. Resulta de uma candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, programa que pretende promover um desenvolvimento equilibrado, afirmando o Algarve como uma região mais competitiva, mais resiliente, empreendedora e sustentável, reforçada com base na valorização do conhecimento. O Central Artes encontrou enquadramento na medida 6.3 – Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e Natural – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,968,178