"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Escolas de Loulé recebem Antologia de Poemas para a Língua Portuguesa

Entrega simbólica de livros no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé no Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, 18h00.


Loulé assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com a entrega simbólica de uma antologia de poemas para a língua portuguesa aos diretores dos Agrupamentos de Escolas e diretores de escolas autónomas – públicas e privadas – do concelho. A cerimónia acontece esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 18h00. A antologia, compilada pelo escritor António Carlos Cortez, será entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, e pelo diretor da Bienal Human XXI, Carlos Albino.

A antologia, que inclui textos de nomes como Lídia Jorge, Casimiro de Brito, Ruy Belo, Pedro Tamen, Vasco Graça Moura, Luiza Neto Jorge ou António Aleixo, foi editada pela Câmara Municipal de Loulé a 5 de maio de 2020, por ocasião da primeira celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa – instituído no ano anterior pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No entanto, devido à pandemia da Covid-19, a entrega dos exemplares aos professores e alunos das escolas do concelho teve que ser adiada.

A celebração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma das iniciativas conexas da Bienal Human XXI, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, que visa a reflexão sobre os valores do Humanismo e os desafios que se colocam à Humanidade neste século. No ano passado, devido às limitações da pandemia, a data foi assinalada online com uma Maratona da Língua Portuguesa. Numa página de Facebook criada para o efeito, foi feito o upload de 158 textos e 158 fotos, de autores de países de língua oficial portuguesa. Alguns dos textos são inéditos. Uma viagem no tempo. Desde Camões até ao poeta ou prosador de ainda agora.

O português é das línguas mais usadas da família indo-europeia e uma das línguas mais difundidas no mundo, com 285 milhões de falantes, e em acelerado processo de expansão e crescimento. É a língua mais falada no Hemisfério Sul e os seus falantes estão espalhados por todos os continentes.

Página de Facebook do Dia Mundial da Língua Portuguesa a partir de Loulé

Blogue que contém os textos da Maratona da Língua Portuguesa 2020

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,910,033