"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

De maio a outubro há Arte(S)em Palco em Reguengos de Monsaraz

Concertos e espetáculos de teatro e de marionetas integram o vasto programa do Festival Arte(s)em Palco que se vai prolongar pelos próximos seis meses.

A Trule Marionetas apresenta os famosos robertos com música ao vivo. Foto: CMRM O Quinteto de Metais encerra o festival cruzando música erudita com o Cante Alentejano. Foto: CMRM


Com o teatro “Parda”, pelo TEatroensaio, arranca a 9 de maio, em Monsaraz, o Festival Arte(s)em Palco. Uma iniciativa da Bolsa D’Originais – Associação Cultural, com o apoio do município de Reguengos de Monsaraz e da Direção-Geral das Artes.

Entre maio e outubro, o evento “vai realizar 15 concertos e espetáculos de teatro e de marionetas”, em todas as freguesias do concelho, “com entrada livre e lugares limitados, de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde”, indicam os promotores.

O pontapé de saída é dado pelo TEatroensaio, uma companhia do Porto que apresenta no Alentejo a peça “Parda”, a partir de um texto de Gil Vicente, dirigida por Pedro Estorninho e interpretada por Inês Leite. Começa às onze da manhã do próximo domingo, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, regressando à cena a 16 de maio, na aldeia de Caridade.

O programa prossegue a 22 de maio, com um concerto de percussão e bombos tradicionais, desta vez na Praça Bernardino José Cruz, na localidade de Campinho. Atua o percussionista Aldovino Munguambe que convidou o grupo de bombos tradicionais Tomba-Lobos, da vila alentejana de Redondo.

“Neste concerto intitulado “Marimba Spiritual” será interpretada uma das peças mais icónicas do repertório para marimba, escrita pelo compositor japonês Minoru Miki como sinal de revolta e alerta sobre a fome que se viveu em África, entre 1980 e 1990”, esclarece a organização.

No roteiro pelo concelho de Reguengos de Monsaraz, “Guirimbadu”, um projeto criado em 2017, por Eudoro Grade na guitarra e Vasco Ramalho na marimba, vai apresentar-se a 12 de junho, em Telheiro, e no dia 4 de julho, em Carrapatelo.

“Este duo tem tocado em festivais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Montenegro e interpreta melodias desde Bach aos Beatles, passando por Gismonti e Villa-Lobos, mas também pela música portuguesa”, destaca a Bolsa D’Originais – Associação Cultural.

Ainda no mês de junho, “La Mar de la Musica Ensemble”, que reúne os músicos Eduardo Ramos, Joana Godinh e Daniela Tomaz, apresenta o seu repertório de música medieval de raiz mediterrânica nos dias 19 e 20, respetivamente em Santo António do Baldio e Outeiro.

De acordo com a organização, “o ensemble evoca o património musical do território do Gharb Al-Andalus, procurando evidenciar as culturas coexistentes na Península Ibérica até finais do século XV, através de uma seleção de temas seculares e religiosos transversais à cultura cristã, mourisca e sefardita.”

Logo no início de julho, dia 3, é a vez de S. Pedro do Corval acolher o Festival Arte(s)em Palco, com “Voces Splendentes”, um ensemble vocal de Évora que integra cantores e músicos profissionais com experiência no âmbito do repertório coral e de câmara. O “Duo Lundú” com Joana Godinho e José Farinha atua a 10 de julho, em S. Marcos do Campo e a 9 de outubro, na Barrada.

Já o grupo Al’Marafado apresenta-se no dia 18 de julho, em Motrinos e no dia 26 de setembro, na Cumeada. Vão ouvir-se “na primeira parte do concerto canções intemporais de Zeca Afonso, Fausto, Vitorino e de outros nomes icónicos da música portuguesa e da canção de intervenção”, e numa segunda parte, “os ritmos quentes do Brasil, com destaque para as músicas e os poemas de Tom Jobim e de Chico Buarque.”

A Trulé Marionetas, de Évora, com os robertos tradicionais e música ao vivo, dá o seu espetáculo ao ar livre a 4 de setembro, na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz e a 2 de outubro, no jardim público em Perolivas.

O Festival Arte(S)em Palco encerra a 18 de setembro, com o Quinteto de Metais Alentejano e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, onde se vão cruzar a música de câmara erudita e o Cante Alentejano.


por Rosário Silva in Renascença | 5 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,875,929