"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As Conspirações em Torno de Hitler– O Terceiro Reich e a Imaginação Paranóica"

Do autor da monumental obra sobre o Terceiro Reich, as Edições 70 publicam o livro que desmonta cinco das teorias da conspiração mais populares sobre o líder nazi e o seu regime.


As teorias da conspiração em torno de Adolf Hitler e dos nazis, num livro de História fundamental para a era «pós-verdade»

A ideia de que nada na história acontece por acaso, de que nada é exatamente o que parece à primeira vista, de que tudo o que acontece resulta dos conluios secretos de grupos de pessoas malévolos que tudo manipulam dos bastidores, é tão antiga como a própria história. Mas, na opinião de muitos, as teorias da conspiração parecem estar a tornar-se mais populares e a ganhar terreno no século XXI, impulsionadas pela expansão da Internet e das redes sociais - ao mesmo tempo que se assiste ao declínio da influência dos tradicionais guardiões da opinião, como editores de jornais e de livros -, e encorajadas pela cada vez maior incerteza em torno da verdade e da falsidade, associada ao perverso conceito de «factos alternativos».

Em As Conspirações em Torno de Hitler, o conceituado historiador Richard Evans pega em cinco alegações amplamente discutidas, que envolvem Hitler e os nazis, e submete-as ao escrutínio forense: que os judeus estavam a conspirar para minar a civilização, conforme descrito em Os Protocolos dos Sábios de Sião; que o exército alemão foi «apunhalado pelas costas» por socialistas e judeus, em 1918; que os nazis incendiaram o Reichstag para tomar o poder; que a fuga de Rudolf Hess para o Reino Unido, em 1941, foi sancionada por Hitler e transmitiu os termos de paz suprimidos por Churchill; e que Hitler escapou do bunker em 1945 e fugiu para a América do Sul. Nesta análise, o autor revela algumas das mais surpreendentes características que estas e outras teorias da conspiração têm em comum.

SOBRE O AUTOR
Richard J. Evans

Sir Richard John Evans é um historiador britânico, cuja investigação incide sobretudo na Alemanha e na Segunda Guerra Mundial. É autor de dezoito livros, onde se inclui a Trilogia do Terceiro Reich, considerada uma obra magistral. Evans foi professor de história na Universidade de Cambridge entre 2008 e 2014. É presidente do Cambridge College e Provost of Gresham College, em Londres. É membro da British Academy, da Royal Historical Society e da Royal Society of Literature.

Edições 70

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,709