"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Chelas é o Sítio" é o novo coletivo que traz mais valor e inclusão a Lisboa

Sam the Kid, Nuno Varela (Hip Hop Sou Eu), Adriano Finuras (Associação Torre Laranja), Ricardo Gomes (Masterfoot), Zé Silva (Chelas Cuts) são alguns dos nomes que fazem parte do coletivo.


Chelas é o Sítio
é o nome da associação, sem fins lucrativos, que juntou habitantes do bairro com o objetivo de trazer mais valor para uma das maiores áreas da zona de Lisboa através do progresso do potencial que a zona já por si oferece. É um colectivo feito por todos e para todos: não só os que ali habitam, mas também para os que a visitam, fazendo desta região um sítio ainda melhor e que pretende amadurecer em sintonia com a cidade de Lisboa.

Até porque uma das missões é unificar ainda mais com base no trabalho conjunto da freguesia como um todo, Chelas é o Sítio não se pretende focar apenas em Chelas. A associação é constituída por habitantes e nativos do bairro que pretendem trazer mais valor, mais união e mais inclusão para a freguesia. Embora sendo um projecto novo, o coletivo já conta com parceiros autárquicos, como o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina e o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila António Videira, e um considerável conjunto de parceiros ligados à cultura, comunicação social, música, associações de cariz social e comércio.

Pelo papel ativo que Sam The Kid tem desde há uns anos no que diz respeito a esta matéria, acaba assim por presidir o coletivo tendo dado o pontapé de partida que motivou a colocar os objetivos e missão no papel em conjunto com todos os que hoje tornaram este projeto possível, como o Nuno Varela, Adriano Finuras, Ricardo Gomes, e o, Zé Silva.

Por entre as áreas de intervenção que o coletivo se predispõe a atuar, destaque-se a intervenção no espaço público, mais espaços verdes, mais equipamento urbano, desporto incluso, mais educação e ciência nas escolas e através da organização de workshops e mais cultura e sustentabilidade.

Chelas é o Sítio é apresentado ao público esta semana tendo como momento de kick-off no surgimento de um mural que será feito pelo artista Vhils numa rotunda à entrada de Chelas, situada na Rua Salgueiro Maia.

Segundo Vhils, “é uma grande honra juntar-me, juntamente com o Atsok, à Chelas é o Sítio, uma associação inclusiva e sem fins lucrativos feita por habitantes e nativos de Chelas, que tem como objetivo criar valor, unidade e inclusão no bairro. Desenvolvida pelo meu amigo Sam the Kid, Chelas é o Sítio foi criada com a missão de promover o desporto, a educação, a cultura e a sustentabilidade numa das maiores áreas de Lisboa. Um grande obrigado ao Midnight Madness, que desenhou o tag e com quem criei este mural. Obrigado Sam The Kid, Nuno Varela, Adriano Finuras, Ricardo Gomes, Zé Silva pelo convite para fazer parte deste coletivo e pela oportunidade de contribuir para este projeto. Obrigado também pelo trabalho importante e incansável que fazem e por toda a dedicação a esta comunidade. Hoje assentamos a primeira pedra.”

Sobre Chelas é o Sítio
Chelas é o Sítio é o nome da associação, sem fins lucrativos, que juntou habitantes do bairro com o objetivo de trazer mais valor para uma das maiores áreas da zona de Lisboa. É um coletivo feito por todos e para todos: não só os que ali habitam, mas também para os que a visitam.

Por entre as áreas de intervenção que o coletivo Chelas é o Sítio se compromete a atuar, destaque-se a intervenção no espaço público, mais espaços verdes, mais equipamento urbano, desporto incluso, mais educação e ciência nas escolas e através da organização de workshops e mais cultura e sustentabilidade.

Instagram: https://www.instagram.com/chelaseositio/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,944